fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cultura árabe é atração em Jacareí a partir de quinta-feira

Dança do ventre é uma das atrações. (Foto: Valter Pereira/PMJ)
Dança do ventre é uma das atrações. (Foto: Valter Pereira/PMJ)

A cultura árabe é atração em Jacareí a partir de quinta-feira, dia 28, e vai até domingo, dia 31. É a 3ª edição da Presença Árabe, exposição que reúne fotos, teatro, dança, música e gastronomia. O evento, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, faz uma homenagem aos imigrantes da colônia sírio-libanesa que chegaram à cidade no final do século 19. “Os primeiros imigrantes árabes chegaram a Jacareí em 1898”, afirma a historiadora Ana Luiza do Patrocínio.

O espetáculo teatral Salamaleque (ver texto abaixo) abre a programação na quinta-feira (28), às 19h30, na Sala Ariano Suassuna no EducaMais Jacareí. Os ingressos gratuitos devem ser retirados com uma hora de antecedência. Já de sexta a domingo, as atrações da Presença Árabe se concentram no estacionamento do Parque da Cidade. No local estarão à venda pratos típicos (esfiha, quibe cru e assado, kafta, hummus, coalhada, pastas entre outras).

As barracas são administradas por entidades beneficentes — JAM (Jacareí Ampara Menores), Aspad (Associação de Pais e Amigos do Down), Cepac (Associação Especial de Pais e Companheiros), Associação Grupo Espírita Casa da Paz, Apajac (Associação de Pais dos Autistas de Jacareí e outras Patologias) e Projeto Bicho Feliz. Haverá ainda um “cantinho para selfie”, onde os visitantes podem fazer o autorretrato caracterizados de árabe.

Durante esses três dias acontecerão apresentações de música e danças típicas com o grupo 1001 Noites (ver texto abaixo), coreografias de dança do ventre com Alessandra Pagan e Sheila Benavente, e participação de alunas do estúdio Tic Tic Tum.

Homenagem — O evento ainda vai homenagear dois jacareienses da colônia árabe: o descendente de sírio Nadher Daher (1935-2013) e o filho de libaneses Jued Nadher (1931-2013). A partir desses dois nomes, a Fundação Cultural de Jacarehy montou uma exposição de fotos das famílias de colônias árabes da cidade que pode ser conferida no EducaMais Jacareí no dia 28 de maio. Dia 29 a 31, a exposição pode ser vista na marquise do Parque da Cidade.

Atualmente, além desses dois sobrenomes Daher e Nader, há pelo menos outros 15 de origem sírio-libanesa em Jacareí: Ruston, Rachid, Madid, Esper, Moganes, Almed, Ale, Maluf, Chaquib, Assad, Massud, Abrahão, Abdo e Raad.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo