Volkswagen up! chega a 100 mil unidades produzidas no Brasil

Por: Share:


Veja como foi a inauguração da linha do up! em Taubaté

Volkswagen up! chega a 100 mil unidades produzidas no Brasil O Volkswagen up! lançado no Brasil em fevereiro de 2014, atingiu o marco de 100 mil veículos produzidos na fábrica de Taubaté (SP). A marca está representada pelo red up!, com motor 1.0l de três cilindros total flex, da família EA211, na cor vermelha. O evento de celebração contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, do diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, executivos e colaboradores da unidade.

“O up! é o carro mais inovador, mais seguro, altamente econômico e de menor custo de reparabilidade de seu segmento no mercado brasileiro. É um automóvel com muitos diferenciais e o atingimento da marca de 100 mil unidades produzidas no Brasil reforça a ótima aceitação do up! no País”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.

A Volkswagen do Brasil comemora a produção de 100 mil unidades do up! no País. O modelo que representa esse marco é um red up!, produzido na fábrica de Taubaté (SP). A comemoração contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, executivos da empresa no Brasil e colaboradores da unidade. (Foto: divulgação)
A Volkswagen do Brasil comemora a produção de 100 mil unidades do up! no País. O modelo que representa esse marco é um red up!, produzido na fábrica de Taubaté (SP). A comemoração contou com a presença do presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, executivos da empresa no Brasil e colaboradores da unidade. (Foto: divulgação)

Para o diretor da fábrica de Taubaté, Marcos Aparecido Ruza, a produção do up! na unidade abriu uma nova fase de inovações tecnológicas, sustentabilidade e desafios. “O processo de globalização tecnológica que a fábrica recebeu a equiparou às unidades mais avançadas do Grupo Volkswagen no mundo. Esse marco reforça a importância da fábrica nas estratégias mundiais da empresa”, explica.

publicidade

Mesmo tendo sido lançado em fevereiro, o up! – por causa da curva natural de aceleração de sua produção – teve seu primeiro mês completo de vendas somente a partir de abril. Desde seu lançamento, o modelo já acumula vendas de cerca de 80 mil unidades no Brasil.

up! é o mais seguro e econômico da categoria
O up! é oferecido na linha 2016 nas versões take up!, move up!, high up!, black up!, red up!, white up! e cross up!, com duas opções de carroceria (duas e quatro portas) e recursos de tecnologia, incluindo a transmissão I-Motion (SQ100) – o up! é o modelo com câmbio automatizado mais em conta do País. É também o veículo equipado (ar-condicionado e direção assistida) mais econômico a oferecer esse recurso, de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do INMETRO.

O up! traz em todas as suas versões o motor 1.0l de 3 cilindros total flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. Moderno e econômico, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros. A premiação, uma das mais importantes da indústria automobilística brasileira, é organizada pela revista Autoesporte, da Editora Globo.

O up! é o carro equipado com direção assistida e ar-condicionado mais econômico do País – o modelo com câmbio manual de cinco marchas obteve classificação “A” (verde) no PBE 2015 e atingiu o consumo energético (média E22/E100) de apenas 1,54 MJ/km (versões take, move, high, black, red e white), conforme norma NBR 7024.

O modelo é o primeiro automóvel no segmento de compactos no País a obter cinco estrelas no Latin NCAP, organização que avalia a segurança dos veículos – o melhor resultado da categoria. O excelente resultado foi confirmado em novo teste realizado pelo Latin NCAP e divulgado em março de 2015. O modelo manteve as cinco estrelas na proteção para adultos e quatro estrelas para crianças.

No índice biomecânico para proteção de crianças, o up! obteve o melhor resultado da história do Latin NCAP, em razão da eficiência do sistema de retenção e do sistema de ISOFIX e top-tether, para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas). O compacto Volkswagen é equipado de série, em todas as suas versões, com sistemas ISOFIX® e top-tether, e traz indicador visual e sonoro de desafivelamento dos cintos de segurança dianteiros.

Além disso, o cross up! atingiu o melhor desempenho na história da pesquisa CAR Group, em avaliação realizada em fevereiro desde ano pelo CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), entidade de pesquisas independente mantida por seguradoras de veículos e pela indústria automotiva nacional. O modelo registrou a classificação 10, a melhor possível em uma escala de 10 a 60, no custo e no tempo de reparo do veículo. O cross up! teve um resultado ainda melhor que o do up!, até então o modelo com menor custo de reparabilidade do mercado, com classificação 11.

Exportação
Comercializado nas mesmas versões oferecidas no Brasil: take up!, move up!, high up!, black up!, white up! e cross up!, o modelo já é exportado para a Argentina nas versões 2 e 4 portas.
O up! segue para o país vizinho com algumas diferenças técnicas para atender à legislação argentina, como a calibração do motor, que na Argentina é movido somente a gasolina, diferente do Brasil onde o modelo é equipado com o motor Total Flex, nas versões duas e quatro portas.

Investimentos na linha de produção do up!
Com investimentos de R$ 1,2 bilhão em tecnologias de processo produtivo inovadoras com foco em proteção ambiental, além de qualificação profissional dos empregados, a fábrica inaugurou em 2014 sua nova linha de produção do Volkswagen up!.
Entre as inovações tecnológicas que a fábrica recebeu em seus processos produtivos estão duas novas linhas de prensas, 296 robôs de última geração na área de Armação, uma nova unidade de Pintura que alia equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, 25 novos conjuntos de equipamentos na Montagem Final, equipamentos de alta precisão para aferição dos veículos e certificação dos padrões de qualidade, além da construção de três centros de treinamento em linha com o modelo global do Grupo Volkswagen.

Sustentabilidade
Não é de hoje que a fábrica da Volkswagen em Taubaté tem foco na sustentabilidade. Desde 2002, a unidade conta com a certificação ambiental ISO 14.001. A fábrica foi a primeira produtora de veículos da Volkswagen do Brasil a receber o certificado pela DQS (Deutsche Gesellschaft zur Zertifizierung von Managementsystemen), que é a Associação Alemã para Certificação de Sistemas de Gestão. Com a certificação, o processo produtivo da fábrica passa por constantes avaliações, com o objetivo de identificar e aproveitar todas as oportunidades de redução do impacto ambiental, incluindo o consumo de recursos hídricos.

Além disso, em 2014 a unidade colocou em prática um estudo que economizou sete toneladas de plástico em um ano. Os sacos destinados à embalagem das peças do conjunto elétrico do up!, Gol e Voyage foram substituídos por uma espécie de caixa com divisórias no formato de colmeia.

Nos últimos 11 anos, graças ao sistema de reaproveitamento de água industrial, que recupera e reutiliza a água usada em suas instalações, a fábrica de Taubaté fez o reúso de cerca de 3,38 bilhões de litros do recurso. A quantidade de água reciclada pela Volkswagen em Taubaté equivale ao consumo de aproximadamente 50 mil pessoas por ano, quantidade que seria capaz de abastecer por cerca de um ano uma cidade como Campos do Jordão (SP), considerando o consumo médio de água por habitante no Estado de São Paulo, de 187,97 litros por dia, segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, do Ministério das Cidades referente a 2013.

Volkswagen do Brasil em Taubaté
Em 39 anos de atividades, a unidade de Taubaté é a única do País a produzir todas as versões do up! e o Voyage, além do Gol (que também é produzido na unidade da Anchieta), atendendo os mercados interno e externo, principalmente os países da América Latina. Desde 1978, quando a unidade começou a fabricar automóveis completos, já foram produzidos mais de 6,3 milhões de veículos, entre eles Passat, Saveiro, Parati e todas as gerações do Gol.