fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Vacinação HPV é proteção para as meninas e mulheres em Lavrinhas

PortalR3Meninas que tenham entre 9 e 11 anos já podem ser vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) na cidade de Lavrinhas. A vacina protege mulheres que não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram contato com o vírus HPV, que é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Ângela Andrade, a nova faixa etária foi ampliada pelo Ministério da Saúde para todo o país aumentando assim o número de crianças e adolescentes do sexo feminino imunizados contra a doença. “Meninas de 12 e 13 anos que ainda não foram vacinadas, devem procurar uma Unidade de Saúde do SUS para receber a vacina também”, acrescenta.

Ainda segundo a secretária Ângela, para que a menina esteja protegida, os pais ou responsáveis não podem esquecer da segunda dose da vacina que é de grande importância na prevenção do câncer do colo de útero que deve ser aplicada com intervalo de seis meses e a terceira dose após cinco anos da primeira dose. “Quem ainda não tomou a primeira ou a segunda dose pode procurar a vacina nas Unidades Básicas de Saúde. Procure uma unidade do SUS ou fique atento ao período de vacinação nas escolas. Lembrando que os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação sempre,” acrescenta Ângela.

Em Lavrinhas a meta é vacinar todas às meninas do município. A vacinação está sendo feita tanto nas Unidades de Saúde, quanto nas escolas públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo