fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Em Jacareí, mulheres participam de capacitação sobre trabalho coletivo

Capacitação de mulheres do Veraneio Ijal já tem colhido frutos. (Foto: Cristina Reis/PMJ)
Capacitação de mulheres do Veraneio Ijal já tem colhido frutos. (Foto: Cristina Reis/PMJ)

Um grupo de 20 moradoras do bairro Veraneio Ijal participou nesta sexta-feira (17) da segunda etapa da capacitação organizada pela Prefeitura em parceria com a ONG Guri na Roça e outras organizações sociais. “A proposta é integrar as pessoas que já atuam na comunidade e planejar ações que contribuam para melhoria do bairro”, disse o coordenador e consultor de Desenvolvimento Humano, Tiago Sartori. “Durante o encontro, as participantes descobrem habilidades, melhoram a autoestima e a importância do trabalho coletivo”, explicou Tiago.

publicidade

Divididas em três grupos, elas discutiram sobre necessidades do bairro e pensaram em projetos que poderão desenvolver, como a construção uma horta comunitária, melhorias do entorno da igreja católica e implantação de um núcleo do programa EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Moradora do bairro há 21 anos, Isabel Alves Bispo, conta que por problemas de saúde está impedida de trabalhar, mas sua participação no grupo proporcionou “uma grande transformação em sua vida”. “No primeiro encontro descobri que podia fazer alguma coisa para ganhar algum dinheiro. Passei a fazer cocadas e estou feliz com o retorno das vendas.” A alegria da dona-de-casa é ainda maior em saber que o bairro terá aulas para adultos. “Vou aprender a ler e escrever”, comemorou Isabel.

“É emocionante ver o comprometimento das participantes e saber que os planos serão colocados em prática”, comentou João Carlos Rocha, consultor e coordenador de um dos grupos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo