fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Americanos estudam criação de Universidade do Ar em São José

A comitiva foi recebida na quarta-feira (8) na unidade Avibras II por representantes da empresa e da Prefeitura, entre eles o vice-prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)
A comitiva foi recebida na quarta-feira (8) na unidade Avibras II por representantes da empresa e da Prefeitura, entre eles o vice-prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia. (Foto: Antônio Basílio/PMSJC)

Uma delegação da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, localizada nos Estados Unidos, esteve em São José dos Campos para discutir a possibilidade de abrir um campus no município. A comitiva foi recebida na quarta-feira (8) na unidade Avibras II por representantes da empresa e da Prefeitura, entre eles o vice-prefeito e o secretário de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia.
“Queremos nos instalar no Brasil, pois temos certeza que podemos contribuir com o desenvolvimento da indústria aeronáutica no país”, disse John Watret, vice-presidente da Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU).

publicidade

“Alguns dos produtos e serviços mais relevantes do país na área aeroespacial foram desenvolvidos em São José. O município concentra quase 100% da cadeia produtiva do setor. Contamos com localização estratégica e mão de obra qualificada. Orientados pelo plano de governo do prefeito, trabalhamos de forma sistêmica para fomentar um macroambiente de negócios pautado por ciência, tecnologia e conhecimento”, afirmou o secretário.

Depois do encontro, a delegação, acompanhada pelo prefeito, seguiu para a unidade Avibras I, ao lado do Aeroporto de São José dos Campos, uma das localizações estudadas para o campus. “São 95 mil metros quadrados de área total, que incluem dois prédios de 10 mil metros quadrados cada um e um restaurante de 300 lugares. É perto da Embraer, do DCTA e do ITA, e tem um acesso direto à pista do aeroporto”, detalhou o gerente de desenvolvimento de negócios da Avibras, Marcos Agmar.

Considerada um dos principais centros de formação aeroespacial do mundo, com 26 mil alunos em 150 localidades do planeta, a Embry-Riddle tem dois campi residenciais, um na Flórida e outro no Arizona. Ambos ficam ao lado de aeroportos. “Adotamos o conceito de Aeroporto-Escola. Nossos cursos abrangem todo o espectro das atividades aeronáuticas e espaciais, e nosso objetivo é formar profissionais qualificados em todos esses segmentos”, enfatizou Fábio Campos, representante da universidade no Brasil.

Segundo o executivo, a ERAU pretende, num primeiro momento, consolidar parcerias com o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e outras entidades do setor no Brasil. “Além de São José dos Campos, várias cidades como São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Brasília e Porto Alegre já mostraram interesse em sediar um campus da ERAU. Mas São José já tem tradição e know-how no setor aeroespacial”, finalizou.

Universidade do Ar
Em setembro do ano passado, o Grupo São José 2030, liderado pelo engenheiro e fundador da Embraer, Ozires Silva, apresentou ao prefeito a proposta de implantar uma universidade aeronáutica em São José dos Campos. A intenção é que a chamada Universidade do Ar aproveite o potencial da cadeia produtiva e pesquisa aeronáutica já existente no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo