fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Senac abre inscrições para os cursos Diamond em Campos do Jordão

Cursos são oferecidos na unidade do Senac em Campos do Jordão. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Cursos são oferecidos na unidade do Senac em Campos do Jordão. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O Centro Universitário Senac – Campos do Jordão oferece em seu portfólio cursos especialmente idealizados para os profissionais que buscam se especializar, conhecer as tendências de mercado e soluções empresariais relacionadas à gastronomia, hotelaria e eventos. Os cursos são ministrados em conjunto com renomadas instituições estrangeiras como a École Lenôtre, e Cornell University e nacionais como o Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac).

publicidade

De acordo com a Associação Nacional de Restaurantes, o mercado de gastronomia de alto padrão cresce 6% ao ano e faturou R$ 5 bilhões em 2013. Essa tendência pode ser observada no dia a dia das grandes cidades com a profusão de estabelecimentos que oferecem alimentos gourmet. A oferta de produtos gourmet aumenta a exigência do consumidor, que hoje está ávido por novas experiências de sabores e com o paladar mais refinado. “Por isso precisamos de profissionais especializados, com grande conhecimento técnico, que possam atender à demanda deste mercado”, explica Camila Fernanda Barboza e Moraes, diretora do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

Em 2015, o Portfólio Diamond será composto pelos cursos Master Class, Chocolates Clássicos e Chocolates Contemporâneos: novos sabores e texturas, todos em parceria com a Lenôtre; Cachaças e Madeiras: inovação e oportunidades, com o Ibrac; e Advanced Revenue Management and Pricing for Hotels, em parceria com a Cornell University.

Os programas contemplam inovações e tendências do mercado, oferecem dupla certificação e são ministrados por docentes das instituições parceiras. “Eles constituem uma excelente oportunidade para o profissional se especializar, se atualizar, compartilhar experiências e criar soluções empresariais alinhadas à sustentabilidade dos negócios e às tendências de mercado”, reforça Camila.

Os cursos de gastronomia primam por trabalhar com matérias-primas de primeira qualidade e contam com a parceria da Barry Callebaut, líder mundial de cacau, chocolate e produtos de confeitaria de alta qualidade.

As inscrições estão abertas no Portal: www.sp.senac.br/sites/diamond.

SOBRE OS CURSOS

Master Class Lenôtre
O curso é ministrado por docentes da École Lenôtre e do Senac São Paulo e aborda preparações tradicionais com enfoque no desenvolvimento de habilidades práticas. Com carga horária de 840 horas – cerca de 6 meses -, o Master Class Lenôtre inclui aulas práticas e demonstrativas, promovendo verdadeira imersão nas técnicas mais complexas da pâtisserie. Para as aulas em francês, há tradução simultânea. O Senac São Paulo é a única instituição brasileira escolhida para ser parceira da École Lenôtre, de Paris.

Entre os temas, destacam-se as bases do trabalho em açúcar, as aplicações da viennoiserie, técnica para elaborar preparações com massa folhada, os diferentes tipos de entremets, tortas que levam biscuit e recheios variados em sua composição e pães tradicionais franceses. Aulas sobre chocolates, petits fours, petits gateaux, verrines e macarons também fazem parte da programação pedagógica do curso.

Advanced Revenue Management and Pricing for Hotels
Uma parceria do Senac com a Cornell University, o curso oferece conceitos sobre estudo de preços para que o aluno possa compreender os diferentes nichos de mercado, saiba atuar com precificação e gerenciar receitas. Apresenta fundamentos da microeconomia, conceitos da teoria dos jogos e técnicas para determinar a disposição de um cliente em pagar por um serviço. Os conteúdos buscam a maximização de resultados, balanceando a precificação ideal do negócio e o gerenciamento das receitas. A carga horária é de 18 horas e as aulas são ministradas por um docente da universidade, dos Estados Unidos.

Cachaças e Madeiras: inovação e oportunidades
O curso, de 32 horas, capacita o aluno a reconhecer as diferentes madeiras utilizadas no processo de armazenamento e envelhecimento da cachaça e sua importância na caracterização dos diferentes tipos e estilos, a fim de identificar novas oportunidades de negócio no segmento da gastronomia. Além disso, o aluno analisará os mercados nacional e internacional do setor de destilados em relação às estratégias, tendências e oportunidades do segmento para desenvolver ações específicas de posicionamento que possam diferenciar a cachaça nesse contexto. O curso é fruto de uma parceria do Senac São Paulo com o Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac).

Chocolates Clássicos
O curso, em parceria com a École Lenôtre, tem o objetivo de desenvolver habilidades técnicas no preparo de chocolates clássicos, entre eles praliné, pralinettes e trufas. São 24 horas dedicadas ao aprendizado de receitas como

Les trois frères, La muscadine, A Trufa (truffe), Bola de massa de amêndoas (Boule pâte d’amande), O fondant de fruta (Le fondant fruit), Les rochers dAntan, Tablettes fourrées.

Chocolates Contemporâneos: novos sabores e texturas
Outra parceria com a École Lenôtre traz diferentes e arrojadas técnicas de preparo de chocolate apresentando novas texturas de bombons moldados e banhados. Entre as receitas estão o ganache (banana, coco, passas ao rum, especiarias, menta fresca, figos secos, framboesa, café), caramelo ao cassis, caracas e praliné de coentro. O curso tem duração de 24 horas.

SOBRE AS PARCERIAS

École Lenôtre – fundada no ano de 1971 a L’École Lenôtre, primeira escola de gastronomia da França, é reconhecida como uma das mais importantes escolas de pâtisserie do mundo. A escola francesa influenciou a pâtisserie, a culinária e o desenvolvimento global desse segmento, construindo um verdadeiro império da gastronomia em todo o mundo.

Cornell University – situada em Ithaca, Nova Iorque (EUA), é constantemente ranqueada entre as de destaque para Hotelaria, sendo considerada uma das 20 melhores universidades do mundo na área.

Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac) – fundado em 2006, tem como missão defender a cachaça como um destilado genuinamente brasileiro e colaborar com as autoridades competentes no controle e regulamentação da cachaça.

CALENDÁRIO DE CURSOS

curso-diamond

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo