fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

São José: FCCR realiza atividades especiais para homenagear as mulheres

. A data simboliza a luta contra a desigualdade de gênero e pelos direitos da mulher. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)
A data simboliza a luta contra a desigualdade de gênero e pelos direitos da mulher. (Foto: Claudio Capucho/PMSJC)

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) preparou uma programação especial, com dez atividades, pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. A data simboliza a luta contra a desigualdade de gênero e pelos direitos da mulher.

As primeiras atrações serão apresentadas na Casa de Cultura Júlio Neme (Praça Cônego Manzi S/N – Centro – São Francisco Xavier), que recebe nesta sexta-feira (6) e sábado (7), a partir das 9h, um encontro de grupos femininos de capoeira, de várias cidades. Estão previstas rodas entre os participantes, festival de toques e batizados.

Também na sexta-feira (6), às 19h30, um jantar dançante vai animar a Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina 184 – Eugênio de Melo), com a presença do Quarteto Seresta, que traz um repertório de valsas, sambas, boleros e chorinhos.

No domingo (8), Dia Internacional da Mulher, às 10h, a Cia. Jovem de Dança apresenta “Vem, vou te contar…”, sob os pés das sapucaias do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes 302 – Vila Adyana). Um espetáculo interativo que fala da intimidade entre mulheres e do despertar da natureza feminina por meio da dança.

Na terça-feira (10), a Casa de Cultura Chico Triste (Rua Milton Cruz s/ n° – Jardim São Jorge) vai sediar uma mostra de expressões literárias de mulheres da comunidade.

A arte e expressão feminina terão destaque no Sarau “Todas as Vidas”, no sábado (14), às 15h, na Sala de Leitura Reginaldo Poeta, no Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais 302 – Vila Adyana). O evento contará com a presença da cantora Dani LaSalvia. Também haverá o lançamento do livro “Entre Flores e Espinhos”, da escritora Vera Lúcia Godoy.

No dia 21, às 10h, a Casa de Cultura Júlio Neme vai realizar um Sarau Literomusical – música, dança tribal, poesia e performances – com a participação de mulheres artistas locais. As atividades seguem no dia 28, com uma Vivência de Dança Circular, com a professora Elaine Rosário, às 10h. Também haverá esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha com o defensor público Júlio Camargo e a participação do comitê Laço Branco.

A Casa de Cultura Chico Triste vai promover no dia 26, às 14h, uma roda de conversa sobre o trabalho das mulheres brinquedeiras da região, às 14h. No dia 31, a Casa encerra as atividades com uma Roda de Viola, às 19h.

Programação

Misturô Capoeira

Sexta-feira (6) e sábado (7)

9h às 14h

Praça Cônego Manzi

Serão recebidos grupos femininos de capoeira de São Paulo, Caraguatatuba, Pindamonhangaba, Ribeirão Preto e São Francisco Xavier.  Entre as atividades programadas destacam-se: roda de capoeira, festival de toques de capoeira e batizado. As atividades estarão sob a coordenação do Mestre Laguinho.

O Feminino na Cultura

Sexta-feira (6)

19h30

Casa de Cultura Rancho do Tropeiro

Jantar Dançante em homenagem às mulheres com a presença do Quarteto Seresta, que é formado por João da Gráfica (percussão e voz), Targino Gurgel (percussão), Paulinho (violão) e Lacerda Gaúcho (violão de sete cordas). O quarteto existe há três anos e nasceu do encontro informal desses amigos, no repertório geralmente eles apresentam valsas, sambas canção, boleros, chorinhos e sambas tradicionais.

Vem, vou te contar…

Domingo (8)

10h

Parque Vicentina Aranha

O espetáculo interativo da Cia. Jovem de Dança que fala da intimidade entre mulheres, e do despertar a natureza feminina através da dança, será realizado ao ar livre, sob os pés do Sapucaia do Parque Vicentina Aranha.

Projeto Vitrine Viva: Coletânea Literária “Prata da Casa”

De 10 a 31

Casa de Cultura Chico Triste

Mostra de expressões literárias de mulheres que participam das ações da Casa de Cultura e seu entorno.

Sarau “Todas as Vidas”

Sábado (14)

15h

Sala de Leitura Réginaldo Poeta

Encontro em homenagem às mulheres, com a cantora de MPB Daniela Lasalvia.

Março, Atitude Mulher

18h até 28/03

Casa de Cultura Júlio Neme

Exposição de artes plásticas de artistas mulheres de São Francisco Xavier.

Sarau Litero-Musical (música, dança tribal, poesia, performance)

Dia 21

10h

Praça Cônego Manzi

O evento vai contar com a participação de mulheres artistas locais, bazar pela causa animal, feira de artesanato e produtos locais.

Vivência de Dança Circular

Dia 28

10h

Praça Cônego Manzi

Vivência com dança circular com a professora Elaine Rosário, seguida de uma palestra com orientação e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha com o defensor público Júlio Camargo de Azevedo e participação do Comitê Laço Branco – SJC de apoio a causas feministas.

“Feminino, Singular, Plural…”

Roda de Conversa

Dia 26

14h

Casa de Cultura Chico Triste

Fátima Santos, orientadora da Oficina “Estação dos Brinquedos”, abordará o trabalho das mulheres brinquedeiras da região.

Roda de Viola

Dia 31

19h

Casa de Cultura Chico Triste

Expressões literárias, em comemoração ao mês da mulher, ao som da Roda de Violeiros de Seu Zé da Viola. Participação especial das orientadoras Poliana Camargo e Fátima Santos, além da presença das autoras do Projeto Vitrine Viva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo