fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Número de feriados preocupa os comerciantes da região do Vale

PortalR3Diferente do que aconteceu no ano passado, a maior parte dos feriados de 2015 vai ser em dias úteis. Em nossa região, contando feriados nacionais, estaduais e municipais, há cidades com um grande número de folgas devido a essas datas, como Taubaté por exemplo com 14 feriados, Lagoinha com 13 e Caçapava com 12, sem contar os dias de “emendas” com os finais de semana, chamados de feriadões ou de feriados prolongados.

O alto número já preocupa os comerciantes que podem ou não trabalhar nesses dias. Para isso é necessário um planejamento. O lojista precisa analisar os custos e as perspectivas de vendas nessas datas.

“Em muitos casos vale à pena, pois muitos trabalhadores da indústria por exemplo estão de folga e dispostos a aproveitar o tempo livre para ir às compras”, comenta o presidente do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), Dan Guinsburg.

Sendo assim, é necessário solicitar a autorização junto aos sindicatos do comércio varejista e dos empregados do comércio e seguir as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho, pois os funcionários possuem alguns direitos quando trabalham em feriados, como pagamento de 100% e folga compensatória.

“Abrimos em todos os feriados. Entendemos que assim os clientes têm mais comodidade e tranquilidade para fazer suas compras”, explica o gerente da Caedu Taubaté, Leandro Impassionato.

Para facilitar, o Sincovat disponibiliza em seu site um requerimento de autorização para abrir as lojas nessas datas. Basta o empresário imprimir, assinar e enviar a entidade, que também encaminhará ao Sindicato dos Empregados.

O “de acordo” dos dois sindicatos é a garantia que o empresário precisa para trabalhar tranquilamente nos feriados. Caso contrário, ele poderá ser autuado em R$ 300,00 por empregado e ter problemas futuros com rescisões trabalhistas. As empresas poderão ser fiscalizadas quanto ao cumprimento das exigências constantes na convenção, por meio dos Agentes Sindicais ou pelo Ministério Público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo