fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Irmandade de Misericórdia de Taubaté completa 139 anos de história

Prédio onde funciona a Irmandade de Taubaté atualmente, localizada à Rua Portugal, 169. (Foto: Divulgação)
Prédio onde funciona a Irmandade de Taubaté atualmente, localizada à Rua Portugal, 169. (Foto: Divulgação)

A Irmandade de Misericórdia de Taubaté, que completou 139 anos no último dia 28 de fevereiro, é conhecida atualmente pela excelência de seu trabalho desenvolvido para com os idosos, tendo como objetivo promover a qualidade de vida e o bem estar físico e social do público da melhor idade.

publicidade

Mas, o que muitos não sabem é que essa história toda de compromisso com a comunidade e com a saúde dos munícipes começou muitos anos atrás, em 1876, quando a Irmandade foi fundada pelo Vigário Dom José Pereira da Silva Barros para salvar a Santa Casa da cidade, o então Hospital Santa Izabel, que atravessava séria crise financeira, ameaçando privar os taubateanos de seu hospital.

Durante 128 anos, a entidade lutou incessantemente para manter-se dentro dos objetivos de atenção à saúde, nos moldes das instituições filantrópicas. Porém, em 12 de abril de 2004, o Governo do Estado de São Paulo, através do Decreto nº 48.601, declara de utilidade pública, para fins de desapropriação, imóvel com benfeitorias, situado na cidade de Taubaté, à Avenida Tiradentes, nº 280, bem como os respectivos bens móveis e equipamentos necessários à Secretaria da Saúde. E, em 11 de maio de 2004, a 3ª Vara Cível da Comarca de Taubaté ordenou o cumprimento do mandado de imissão de posse ao Governo do Estado de São Paulo, do Hospital Santa Isabel de Clínicas, com os pertences arrolados no ato desapropriatório.

A partir daí, a Irmandade instala-se em nova sede, localizada à Rua Portugal, nº 169, onde funciona até hoje e mantém seu compromisso de atenção à saúde e prestação de serviços à comunidade.

Em 2005, a entidade iniciou um trabalho social em parceria com o Hospital Universitário de Taubaté, intitulado “Programa Viva o Bebê”. Esse trabalho é direcionado para todas as mães que dão à luz pelo SUS no Hospital Universitário, que recebem um kit assistencial com os materiais necessários para o cuidado dos primeiros dias de vida do bebê; tudo custeado pela Irmandade. Desde a criação do projeto, já foram quase 20 mil atendimentos.

Já em 2008, as ações da Irmandade de Taubaté ganharam novas diretrizes, sendo instituído o Centro Convivência dos Idosos, que foi ampliado no ano seguinte possibilitando a inclusão de outras atividades e o aumento do número de beneficiários.

Hoje, a entidade tem à frente o provedor José Roberto dos Santos e o Centro de Convivência oferece diariamente atividades físicas e oficinas gratuitas ao público da melhor idade, todas monitoradas por professores altamente qualificados. São 16 atividades no total, entre elas musculação, hidroginástica, tai chi chuan, ioga, inglês, informática, etc.

Os interessados em conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pela Irmandade de Taubaté podem entrar em contato pelo telefone (12) 3632 4423.

* Texto de por Nathália Cardoso/Assessora de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo