fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Em Ilhabela, Cachoeira dos Três Tombos conta com “banheiro seco”

Cachoeira Três Tombos. (Foto: Gustave Gama/PMI)
Cachoeira Três Tombos. (Foto: Gustave Gama/PMI)

Uma das mais visitadas cachoeiras de Ilhabela, a dos Três Tombos ou Pancada D’Água, localizada na região sul da cidade, dispõe de sanitário ecologicamente correto. Trata-se do chamado “banheiros seco” ou “banheiro termofílico”, que não cria poluição das águas subterrâneas e do solo por estar em um recipiente fechado e impermeável.

publicidade

A reciclagem do material orgânico acontece por meio de um processo chamado de compostagem. Adotado pela 1ª vez em Ilhabela como parte de um projeto piloto para estruturação das trilhas, a implantação do sistema de banheiro seco visa oferecer mais conforto e qualidade aos moradores e turistas que visitam a cachoeira.

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Divisão de Projetos e Convênios, estabeleceu agora uma parceria com a Peralta Ambiental, a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, e que fará a manutenção dos “banheiros secos”, incluindo o abastecimento com serragem, limpeza de tonéis e destinação correta dos resíduos.

O sistema que está no local há mais de um ano é aprovado pelos visitantes. “Nossa, realmente é uma ideia muito legal colocar um banheiro ecológico na entrada da trilha”, disse a paulistana Eva Luz Rodrigues, 41 anos, turista de navio de cruzeiro.

A estrutura do chamado “banheiro seco” ou “banheiro termofílico”, que fica na Cachoeira dos Três Tombos, no sul de Ilhabela. (Foto: Gustave Gama/PMI)
A estrutura do chamado “banheiro seco” ou “banheiro termofílico”, que fica na Cachoeira dos Três Tombos, no sul de Ilhabela. (Foto: Gustave Gama/PMI)

Para o arquiteto Fernando Rodrigues, 42 anos, que trouxe os filhos e a esposa para a viagem a Ilhabela, a estrutura da cidade chamou a atenção. “Realmente é uma cidade que além de linda é acolhedora. Fiquei surpreso ao ver, por exemplo, um banheiro na entrada de uma trilha para cachoeira”.

Três Tombos
Em todos os finais de semana do verão e também durante as escalas de navios, a “Cachoeira dos Três Tombos” é uma das mais visitadas da cidade. É possível parar o carro a poucos metros dessa cachoeira. São três quedas de fácil acesso. A entrada para a Cachoeira dos Três Tombos fica em frente à entrada principal da Fazenda São Mathias, pouco antes da entrada para a Praia da Feiticeira.

A primeira cachoeira tem uma forte ducha de mais de cinco metros de altura e um poço de cerca de 100m². Mais ao alto, as outras duas quedas são alcançadas por uma trilha de 400 m de extensão. A segunda é pequena e dá acesso à laje por onde escorre a água que alimenta a primeira ducha. O local requer cuidado, pois há muitas pedras escorregadias.

Já a terceira, a maior de todas, conta com um paredão de rocha de mais de 20 m de altura, de onde a água cai com bastante força diretamente sobre as pedras. Não há poço para mergulho, mas é possível aproveitar a ducha caminhando sobre as pedras grandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo