fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Dia Internacional da Mulher tem atividades especiais em São José

As atividades começam no sábado (7), às 9h, na Praça Afonso Pena. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)
As atividades começam no sábado (7), às 9h, na Praça Afonso Pena. (Foto: Antonio Basilio/PMSJC)

A Prefeitura de São José dos Campos realiza uma programação gratuita e especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

As atividades começam no sábado (7), às 9h, na Praça Afonso Pena, onde a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres realiza uma campanha de sensibilização e conscientização para o enfrentamento da violência contra a mulher. Serão divulgados os canais de denúncia, como o Ligue 180; informações sobre a Lei Maria da Penha e sobre a rede de cuidados à mulher existente em São José dos Campos.

Às 15h, no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha 131 – Jardim América), será realizada uma oficina de turbantes, onde as mulheres aprenderão a fazer o adorno de cabeça com pano colorido, muito utilizado no Oriente.

Às 17h, ainda no Centro da Juventude, será aberta a exposição “16 Penhas – um olhar sobre o feminino”, com peças criadas por intervenções artísticas em placas de madeira com formato de corpo feminino. As artes criadas sobre a madeira expressam a visão de 16 mulheres, de diferentes segmentos da sociedade, sobre a mulher no mundo.

No domingo (8), Dia Internacional da Mulher, às 9h, acontece na Praça Padre Wilson Cunha, no Campo dos Alemães, uma Manhã de Cuidados para Mulheres, onde elas poderão participar de atividades de lazer, aprender dicas de beleza e terão aulas de defesa pessoal.

Às 15h, no Campos de São José, será realizado um workshop sobre autoestima e valorização da mulher, com o tema “Amigas Black: Sou linda sim!”.

A programação cumpre com as diretrizes da Campanha Compromisso e Atitude – Lei Maria da Pena – A Lei é mais forte, adotada pela Prefeitura em 2013.

Mais informações na Secretaria de Promoção da Cidadania – Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, pelos telefones 3932-8613 ou 3932-8620.

História

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), iniciaram uma greve para reivindicar melhores condições de trabalho, com redução na carga horária de trabalho, equiparação de salários com os homens e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida, as mulheres trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas. Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem a essas mulheres mortas. Em 1975 a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Programação

Sábado (7 de março)

9h

Mulheres em Movimento

Praça Afonso Pena

15h

Oficina de Turbantes

Centro da Juventude – Rua Aurora Pinto da Cunha 131- Jd. América

17h

Exposição 16 Penhas – “Um Olhar Sobre o Feminino” (Intervenções artísticas em placas de madeira, recortadas no formato de um corpo de mulher. 16 mulheres de diversos setores da sociedade serão convidadas a expressarem sua visão de mulher nesta experiência)

Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha 131- Jardim América)

Domingo (8 de março) DIA INTERNACIONAL DA MULHER

9h

Manhã de cuidados para mulheres

Zumba, prevenção e saúde bucal, maquiagem, design de sobrancelhas, aula de defesa pessoal para mulheres

Avenida Padre Wilson Cunha – Praça – Campo dos Alemães

15h

Ação: Amigas Black – Sou linda sim!

Nosso Espaço

Avenida Dantas Luiz de Prado 242 – Campos de São José

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo