fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Prefeitura divulga programação do aniversário de 450 anos do Rio

Ainda dentro da programação do dia 1º de março serão lançados medalha e selo comemorativos. (Foto: Beth Santos/PMRJ)
Ainda dentro da programação do dia 1º de março serão lançados medalha e selo comemorativos. (Foto: Beth Santos/PMRJ)

Os 450 anos da fundação histórica do Rio de Janeiro serão comemorados com uma intensa agenda cultural no dia 1º de março. Idealizada pela Prefeitura do Rio, por meio do Comitê Rio450, da Secretaria Municipal de Cultura e da Riotur, a programação oficial vai ser por toda a cidade. Show populares na Quinta da Boa Vista, em Bangu e em Madureira animarão os cariocas com grandes nomes e estilos da música carioca. O prefeito Eduardo Paes também entregará novidades para a população, como o Túnel Rio450, um dos símbolos da revitalização da Região Portuária. Em Oswaldo Cruz, a prefeitura ganhará uma terceira sede administrativa: o Palácio Rio450.

– Vamos entregar uma grande obra pública, que é o primeiro túnel da revitalização da Região Portuária, algo que é transformador na mobilidade e na vida da cidade. Entregaremos também um equipamento importante como o Palácio Rio 450, que promove a descentralização do poder da sua rota tradicional, voltada para o Centro e Zona Sul. Tem um simbolismo o fato de o prefeito ter agora um gabinete na Zona Norte. E vamos iniciar a festa com aquilo que não poderia faltar: um show com músicas homenageando a cidade do Rio de Janeiro – comemorou Paes.

publicidade

Para comemorar o aniversário com cultura e arte, a Prefeitura do Rio lançará a Maratona Cultural Carioca, com shows, peças e exposições gratuitas ou com descontos de 50% nos equipamentos culturais municipais. A programação completa está disponível aqui . Entre os espetáculos que terão descontos de 50% estão grandes sucessos da temporada teatral, como os musicais S’imbora, sobre a vida de Wilson Simonal, no Teatro Carlos Gomes; Lapinha com Isabel Filardis, no Imperator; e A História de Paulo Benjamin de Oliveira, sobre um dos maiores portelenses de todos os tempos, com Zezé Motta, em cartaz na Sala Baden Powell. Basta apresentar a carteira de identidade ou o comprovante de residência para ter direito ao desconto.

Com entrada franca, o show da virada do dia 28 de fevereiro para o dia 1º de março (com início às 21h), na Quinta da Boa Vista, terá a direção artística de Jorge Davidson e contará com canções de grandes compositores como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Tim Maia. Para interpretá-las, foi escalado um time de estrelas: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Baby do Brasil, Jorge Ben Jor, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Diogo Nogueira, Erasmo Carlos, Frejat, Paralamas do Sucesso, Fernanda Abreu, Marcelo D2 e Neguinho da Beija Flor, entre outros.

Ao final do espetáculo, uma queima de fogos saudará os primeiros minutos do dia do aniversário da cidade. Já no dia 1º, à noite, o Parque Madureira celebrará o aniversário ao som dos sambas da Portela e do Império Serrano; e a Praça das Juras, em Bangu, com grupos de pagode e funk.

Ainda dentro da programação do dia 1º de março serão lançados medalha e selo comemorativos, em parcerias com a Casa da Moeda e os Correios, respectivamente. Também serão anunciados os agraciados com a Medalha 1º de Março, condecoração criada pelo prefeito como reconhecimento pelo mérito pessoal ou bons serviços prestados ao Rio, e os cariocas históricos que terão seus nomes inscritos no Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio.

A cerimônia de abertura do dia 1º de Março será na Praça da Fundação, no Forte de São João, na Urca. O local é de frente para a Praia de Fora, onde Estácio de Sá desembarcou em 1565. A programação da cerimônia cívico-militar está sendo organizada pelo Exército e será fechada ao público. Tiros de canhão vão saudar o aniversário, com apresentação de banda militar que vai executar os hinos Nacional e da Cidade.

Em seguida, o cardeal-arcebispo Dom Orani João Tempesta realiza a missa do aniversário no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião. Recentemente declarada templo de especial valor afetivo para a cidade, a Igreja guarda as três relíquias da Fundação: o marco de fundação, os restos mortais de Estácio de Sá e a imagem histórica de São Sebastião, que teria sido trazida pelo fundador.

O parabéns oficial será na Rua da Carioca, no outro evento de apelo popular do dia. O tradicional bolo organizado pela Sociedade de Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca) será acompanhado por uma programação festiva, com a presença da Rainha Rio450, Rafaella Lemes.

Depois do bolo da Rua da Carioca, o prefeito Eduardo Paes vai inaugurar o Túnel Rio450, que liga a Rua Primeiro de Março, na altura do I Distrito Naval, à Rua Antônio Lage, próximo ao Moinho Fluminense. Com 1,5 quilômetros de extensão e três faixas de rolamento, o túnel será importante para a mobilidade na Região Portuária. Em seguida, o Palácio Rio450, que será a sede administrativa da Prefeitura no subúrbio, abre as portas.

No Palácio da Cidade, uma cerimônia protocolar marca o lançamento do selo comemorativo, elaborado pelos Correios, e da medalha comemorativa dos 450 Anos, em parceria com o Clube da Medalha do Brasil. Destinada a colecionadores, a medalha será cunhada em bronze, prata e ouro e tem seu desenho inspirado no relevo do Morro Dois Irmãos.

Na ocasião, também será entregue a Medalha 1º de Março a cariocas de nascimento ou adoção, escolhidos pelo Prefeito Eduardo Paes, e serão anunciados os nomes das personalidades que constarão do Livro de Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro. Os heróis e heroínas foram escolhidos por uma comissão de notáveis, a partir de uma lista com pessoas que contribuíram de forma definitiva para a construção da identidade carioca. A iniciativa é inspirada no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria.

Calendário comemorativo de 14 meses

O calendário comemorativo dos 450 anos do Rio de Janeiro se estende por 14 meses. Começou no Réveillon de 2015 e se prolonga até março de 2016. O mês de março terá cinco fins de semana temáticos inspirados em expressões tipicamente cariocas: Cidade Maravilhosa, dedicado à agenda protocolar; Gentileza Gera Gentileza, à cidadania; Do Leme ao Pontal, ao esporte; e Minha Alma Canta, à música; Aquele Abraço encerra o mês.

No resto do ano e nos dois primeiros meses de 2016, manifestações culturais genuinamente cariocas vão ganhar uma roupagem especial. Depois do Revéillon 2015 e do Dia de São Sebastião, o Carnaval será o próximo grande evento que entrará no clima dos 450 anos. Em seguida, mais comemorações com os festejos do Dia de São Jorge, do Dia do Choro, da Festa da Penha, do Dia de Zumbi e do Dia do Samba. Em julho, mês das férias escolares, haverá intensa programação destinada às crianças.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 1º DE MARÇO

28/02

21h – Show de Aniversário na Quinta da Boa Vista (São Cristóvão)

01/03

Pela manhã

Cerimônia cívico-militar na Praça da Fundação, na Fortaleza de São João (Urca)

Missa no Santuário Arquidiocesano de São Sebastião (Tijuca)

Bolo da Rua da Carioca (Centro)

À tarde

Inauguração do Palácio Rio450 (Oswaldo Cruz)

Inauguração do Túnel Rio450 (Região Portuária)

Distribuição de Medalhas e apresentação dos heróis do Rio, no Palácio da Cidade (Botafogo)

À noite

Shows na Praça das Juras, em Bangu, e no Parque Madureira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo