fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Alunos do Senai visitam estação de tratamento do SAAE em Jacareí

Alunos do Senai visitam estação de tratamento de esgoto do SAAE. (Foto: Alex Brito/PMJ)
Alunos do Senai visitam estação de tratamento de esgoto do SAAE. (Foto: Alex Brito/PMJ)

Um grupo de alunos do curso de técnico em química da escola Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Luiz Simon, de Jacareí, visitou na manhã desta sexta-feira (27) a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Central, do Projeto Turi Limpo – Viva Melhor. A visita é parte do trabalho pedagógico desenvolvido pelo Senai.

Estudantes e a professora se surpreenderam com as explicações sobre as análises que são realizadas diariamente no efluente que é despejado no rio Paraíba do Sul, e que fica próximo à estação. Os 17 alunos puderam complementar o que está sendo estudado em sala de aula.

Os alunos ficaram sabendo como são analisadas as amostras de esgoto antes e após o tratamento. A professora Sandra Grasso ficou surpresa com a eficiência do trabalho realizado no laboratório. “A visita superou todas as nossas expectativas e pretendemos voltar com outros alunos. Os alunos tiveram na vivência o que eu passo na prática. O laboratório é melhor do que eu esperava”, disse Sandra.

Os estudantes anotaram tudo durante a visita. “Gostei muito, ainda mais porque a gente está vendo na prática o que estamos estudando em sala de aula. O laboratório é bem complexo”, disse a estudante Nicolle Correia, de Jacareí.

Processo – O grupo conheceu todas as etapas de tratamento do esgoto. A gerente técnica de tratamento de esgoto do SAAE, Luciane Freitas, explicou como operam as estações elevatórias de esgoto, que abrigam conjuntos de equipamentos (moto-bombas e tubulações) e são responsáveis pelo transporte dos resíduos de um ponto para outro, até o destino final na ETE Central.

Todo o sistema entrou em operação em agosto de 2013, elevando o índice de tratamento de esgotos em Jacareí de 20% para mais de 50%, devendo chegar a 70% com a conclusão da obra na região da rodovia Nilo Máximo. O córrego do Turi é o principal afluente do rio Paraíba na área urbana de Jacareí e recebe 50% do esgoto doméstico da cidade (mais de 100 mil moradores).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo