fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Taubaté inicia novo levantamento de larvas de Dengue

PortalR3A Secretaria de Saúde de Taubaté, em suas atividades de rotina de combate à Dengue, inicia nessa terça-feira, dia 06 de janeiro, mais uma Análise de Densidade Larvária (ADL). A análise é feita por amostragem e detecta qual região do município apresenta maior infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti. Os dados possibilitam a intensificação do combate ao inseto nas áreas da cidade nesse período de chuvas e altas temperaturas.

O estudo é coordenado pela Vigilância Epidemiológica do município e desenvolvido pelos agentes do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS).

Durante a Análise a cidade é dividida em áreas onde são coletadas amostras para verificar a existência de larvas do mosquito e os tipos de recipientes que foram encontradas, em imóveis escolhidos aleatoriamente em todas as regiões. Os resultados obtidos geram o Índice Breteau (IB), um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão da Dengue.

O índice de tranquilidade é 1,0 ou menos (significa que para cada 100 imóveis visitados somente um apresenta larvas do mosquito). O índice é considerado tolerável até 1,5. Acima desse nível há risco iminente de epidemia de Dengue.

Nos dois últimos levantamentos, que ocorreram em julho e em outubro de 2014, as áreas que apresentaram maior densidade larvária foram a região 01 (Jaraguá, Vila São Geraldo, Parque São Luiz, Areão, Mourisco, Vila das Graças, Vila Rica, Estiva, Parque Aeroporto) e a região 04 (Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho e Centro), respectivamente. Durante as visitas, o maior número de larvas foi encontrado em ralos residenciais.

A análise será feita até o dia 20 de janeiro e os resultados desse estudo devem ser divulgados no final do mês.

Ações

Além das atividades rotineiras de Combate à Dengue, tais como Visitas Casa a Casa, Inspeção de Pontos Estratégicos e Imóveis Especiais, Bloqueio Controle de Criadouros, Nebulização de casos positivos, Atividades Educativas e palestras em escolas da Rede Municipal, atendimento a reclamações de munícipes, coleta de inservíveis pelo caminhão Cata Treco, Arrastão, entre outras, a prefeitura está realizando panfletagem em locais de grande circulação de pessoas e divulgação por carro de som e faixas nos semáforos. Outra ação já em andamento são as vistorias em horário ampliado (até às 20 horas), de segunda a sexta-feira, para reduzir as pendências, e as parcerias firmadas com outras entidades para a divulgação do Combate À Dengue. Uma equipe foi destinada para fazer contato com as imobiliárias e vistoriar os imóveis que estão fechados para venda ou aluguel.

A aquisição de novos equipamentos para nebulização foi feita e a capacitação contínua da equipe de Combate à Dengue também faz parte da rotina. Um link foi criado no site oficial da Prefeitura para quem quiser fazer uma denuncia de possível foco do mosquito ou para que estiver com suspeita da doença e quer fazer a notificação. Nesse mesmo espaço também estão disponíveis todos os materiais explicativos para download.

É necessário o empenho de toda população nesse trabalho para combater situações que propiciem o criadouro do mosquito transmissor. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, tem executado muitas ações com o objetivo de diminuir os casos na cidade, mas só com o envolvimento de todos os munícipes a cidade irá conseguir controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo