fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Senac Guaratinguetá comenta turismo local

Em julho do ano passado foi aprovado, pela Assembleia Legislativa, o projeto de lei que transforma Guaratinguetá em uma estância turística, recebendo investimento do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE) – ligado à Secretaria Estadual de Turismo, a fim de investir no turismo e infraestrutura local.

De acordo Anderson Solcia, docente do curso Turismo Cultural – Orientador de Visitas, do Senac Guaratinguetá, este setor cresce continuamente no município. “Além de se tornar uma Estância Turística, a cidade faz parte do circuito turístico religioso paulista e, segundo a Secretária de Turismo do Estado de São Paulo, recebe cerca de 1,2 milhão de turistas por ano”.

Além de o turismo religioso ser muito forte na cidade e região, muito devido à proximidade com Aparecida, Guaratinguetá conta também com uma demanda de excursionistas voltados aos atrativos naturais para a prática do turismo rural/aventura e o ecoturismo. “O Gomeral é um exemplo de bairro rural com esse potencial. Graças ao mercado crescente a cidade se desenvolve com rapidez e novos empreendimentos surgem, como a ampliação do shopping, novos negócios no setor de hotelaria e de gastronomia. Este fato gera mais empregos, fortalece a economia local e torna Guaratinguetá mais atrativa”, reitera Solcia.

Para Anderson, o cenário melhora a cada dia e em breve Guaratinguetá estará devidamente preparada para receber uma grande quantidade de visitantes. “A população local deve se conscientizar sobre estas mudanças e os benefícios trazidos pelo turismo, principalmente no setor econômico. Isso é muito importante para que o turismo se desenvolva e o município alcance sua excelência na hospitalidade”, ressalta o docente.

Principais pontos turísticos:

Catedral de Santo Antônio – Rua Coronel Virgílio, 29;

Gruta de Nossa Senhora de Lourdes – Avenida João Pessoa;

Estação Ferroviária – Praça Condessa de Frontin, 78;

Bairro Gomeral – Estrada Municipal da Pedrinha;

Cavalaria de São Gonçalo e São Benedito – Rua Papa João Xxiii, 211;

Casa de Frei Galvão – R. Frei Galvão, 78 ;

Escola de Especialista de Aeronáutica – Av. Brig. Adhemar Lyrio.

Ofertado no Senac Guaratinguetá, o curso Turismo Cultural – Orientador de Visitas, apresenta conceitos e definições de turismo, pluralidade cultural, compreensão do público, roteiros, visitas e conduções em espaços culturais. “Elaboramos roteiros de visitação diferenciados, identificando as peculiaridades e possibilidades dos locais, realizamos aulas práticas em campo, vivenciando, conhecendo e praticando city-tour a pé com a visualização e explanação nos pontos turísticos no município de Guaratinguetá… É um curso completo e diferenciado”, adianta Anderson.

Os interessados em obter mais informações sobre o curso podem visitar o site www.sp.senac.br/guaratingueta ou se dirigir-se à recepção da unidade.

Serviço

Turismo Cultural – Orientador de Visitas

Data: 21 de fevereiro a 21 de março de 2015

Período: das 13h30 às 17h30; aos sábados

Local: Senac Guaratinguetá

Endereço: Avenida Doutor João Baptista Rangel de Camargo, nº 50, Centro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo