Renata Mendes apresenta-se em Campos do Jordão

Por: Share:
Recital de violão acontecerá no Hotel Frontenac, no sábado, 17 de janeiro. (Foto: divulgação)
Recital de violão acontecerá no Hotel Frontenac, no sábado, 17 de janeiro. (Foto: divulgação)

A AMECampos – Associação dos amigos de Campos do Jordão traz para a Estância Turística de Campos do Jordão a violonista clássica Renata Mendes. A apresentação acontecerá no próximo sábado, as 17h, no Hotel Frontenac.



A jovem musica, nasceu em Juiz de Fora – MG. Iniciou seus estudos de música aos 7 anos no Conservatório Estadual de Juiz de Fora, tendo neste passado por vários instrumentos como flauta, violino, piano, canto e percussão, porém dedicando-se ao violão erudito, instrumento no qual hoje se profissionaliza.

De 2005 a 2009 participou da Orquestra de Violões do Conservatório de Juiz de Fora, executando um repertório bastante variado, indo em um mesmo concerto de sinfonias de Beethoven até o “rockestra” e um pot-pourri de músicas brasileiras.

Em 2008 se formou em violão no conservatório de sua cidade, no mesmo ano foi aprovada no bacharelado em violão da UNIRIO (Univercidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e premiada com menção honrosa no III Concurso Nacional de Violão Erudito do Conservatório Villa-Lobos da FITO (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco), Osasco – SP.

Em 2013 participou como professora de violão do projeto “Brasil Musicantes”, ministrando aulas com os grupos de funcionários do Banco Daycoval.

De 2010 a 2014 tocou nos máster classes dos professores Pavel Steidl (República Tcheca), Eduardo Isaac (Argentina), Stefano Raponi (Itália), Pedro Rodrigues (Portugal), Fernando Araujo (Brasil, UFMG), Paulo Martelli (Brasil, EMESP) e Johan Fostier (Bélgica).

Em 2011 ingressou no Bacharelado em Violão do Instituto de Artes da UNESP, tendo aulas com o professor Luciano Moraes, com quem está se formando atualmente. Apresentou-se em diversos estados brasileiros como Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

No repertório escolhido por Renata estão:
Bagatellas 2 e 3 – W. Walton;
Lúdicas 1, 2, 3, 5 e 10 – Guerra-Peixe;
Prelúdio e allegro BVW 998 – J. S. Bach;
Homenaje a Debussi – Manuel de Falla.
Choros nº 1 – Villa-Lobos;
Introdução e variações – Fernando Sor;

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *