fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Programa educacional da CCR NovaDutra comemora o sucesso da nona edição

Durante o ano, foram promovidos 198 encontros pedagógicos, a fim de capacitar e reciclar os educadores. (Foto: Divulgação/CCR NovaDutra)
Durante o ano, foram promovidos 198 encontros pedagógicos, a fim de capacitar e reciclar os educadores. (Foto: Divulgação/CCR NovaDutra)

A CCR NovaDutra comemora o sucesso da nona edição do Programa Estrada para a Cidadania, promovido desde 2005 no eixo da via Dutra. Em 2014, o programa abrangeu 128 mil alunos e 5.500 professores de escolas municipais das cidades lindeiras à rodovia. Para realizar as atividades, a Concessionária contou com a parceria das Secretarias Municipais de Educação dos 36 municípios participantes.

De acordo com Carla Fornasaro, Relações Institucionais da CCR NovaDutra, a parceria com os municípios lindeiros à rodovia é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Em nove edições do Estrada para a Cidadania na via Dutra, 881 mil alunos e mais de 34 mil professores foram beneficiados. A troca de conhecimento com os educadores permite que a Concessionária contribua com a formação desses pequenos cidadãos e, consequentemente, cumpra as metas do programa: resguardar vidas, reduzir índices de acidentes e preservar o meio ambiente”, destaca Fornasaro.

Durante o ano, foram promovidos 198 encontros pedagógicos, a fim de capacitar e reciclar os educadores. Para trabalhar com os alunos, eles recebem material didático exclusivo, constantemente atualizado, que considera a transversalidade das matérias, ou seja, busca incluir os conceitos de educação no trânsito e meio ambiente em diversas disciplinas. Todo o material também é produzido em Braile, para que haja inclusão de professores e estudantes com deficiência visual.

Educação no Trânsito

Além das aulas em sala, as crianças participam de atividades complementares, como a ação Crianças Amigas da Estrada – uma blitz educativa na qual os pequenos interagem com os motoristas, proporcionando uma vivência real do trânsito. Em 2014, foram realizadas cinco edições da ação, nos municípios de Volta Redonda e São João de Meriti, no trecho fluminense, e nas cidades de Jacareí, Queluz e Roseira, no trecho paulista.

Já a campanha Cidadania na Estrada permite que os alunos levem mensagens de solidariedade, paz e segurança no trânsito aos motoristas, por meio de cartas distribuídas nas praças de pedágio. Durante a Semana Nacional do Trânsito de 2014, foram distribuídas 30 mil cartinhas aos usuários da via Dutra, escritas de próprio punho pelos participantes do Estrada para a Cidadania. Além disso, estudantes de Jacareí, Caçapava e Santa Isabel (SP) gravaram dicas de segurança para a programação da CCRFM 107.5, com o objetivo de sensibilizar os motoristas sobre a importância da direção segura.

Meio Ambiente

Por meio do espetáculo “Vamos cuidar do que é nosso”, produzido pela companhia de teatro CIAVIP Produções Culturais, alunos dos 36 municípios lindeiros à via Dutra aprenderam sobre preservação do meio ambiente. Já no concurso Arte na Estrada, 59 mil estudantes do 5º ano do ensino fundamental, com idades entre 10 e 11 anos, produziram desenhos sobre o tema ‘A importância da água para a vida’. As ilustrações vencedoras estampam o Calendário Institucional 2015 da CCR NovaDutra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo