fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

ONS: “restrições na transferência” causaram falta de luz em três regiões do país

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, há pouco, que “restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica” no dia de hoje (19) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, “mesmo com folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN)” . O problema de falta de luz foi detectado a partir das 14h55.

Em consequência, ocorreu desligamento de unidades geradoras nas usinas Angra 1, Volta Grande, Amador Aguiar 2, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas 2, Viana e Linhares, na Região Sudeste; Cana Brava e São Salvador, no Centro-Oeste; e Governador Ney Braga, no Sul, somando  2.200 megawatts (MW) de energia. Isso fez a frequência elétrica cair para 59 hertz (Hz, unidade de medida de frequência  elétrica), contra o normal de 60 Hz.

O ONS informou que, em conjunto com agentes distribuidores das três regiões afetadas, adotou medidas para garantir o restabelecimento da frequência elétrica às condições normais, “impactando menos de 5% da carga do sistema”.

Segundo o ONS, a situação foi normalizada às 15h45. Representantes do ONS se reunirão amanhã (20) às 14h30, no Rio de Janeiro, com os agentes envolvidos para avaliar o problema, informou a Assessoria de Planejamento e Comunicação do órgão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo