fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Junta Militar de São Sebastião espera pelos jovens para o alistamento obrigatório

O alistamento é obrigatório no Brasil. (Foto: Divulgação/PMSS)
O alistamento é obrigatório no Brasil. (Foto: Divulgação/PMSS)

A Junta Militar, em São Sebastião, continua de portas abertas à espera dos jovens nascidos em 1997 e que, portanto, estão em idade prevista para o alistamento militar obrigatório.

De acordo com Tânia de Fátima Fabbro Ferreira, encarregada da unidade que atende na região central da cidade, no ano passado foram aproximadamente 700 os jovens alistados pela Junta local.

O não alistamento no Serviço Militar resulta em diversas implicações e proibições, pois sem o documento de dispensa são negados os direitos de tomar posse em concurso público, de receber prêmio em loteria e de registrar o diploma de nível universitário. Também fica impossível tirar passaporte e título de eleitor, bem como conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Documentos

Para fazer o alistamento militar, o jovem deve estar munido dos seguintes documentos: certidão de nascimento (original e cópia); RG (original/com foto); comprovante de residência (original de contas de água-luz-telefone no próprio nome ou no nome dos responsáveis); duas fotos recentes (3×4) e CPF (original) se tiver.

O atendimento aos jovens é feito de segunda a quinta-feira das 9h às 12h. Das 13h às 16h o atendimento é direcionado apenas para informações, entrega de documentos já solicitados, requerimentos de 1ª e 2ª via de reservistas e certificados de dispensa/transferência de residência, entre outros.

Obrigatório

O serviço militar obrigatório nasceu nas Capitanias Hereditárias, por meio da Câmara de São Vicente, que em 9 de setembro de 1542 promulgou um “Termo”, organizando uma Milícia formada por colonos e índios para a defesa da terra. Atualmente o serviço militar obrigatório é especificado por Lei relativa ao assunto, datada de janeiro de 1966, na qual é publicado o seu Regulamento, sendo constante na Constituição Federal aprovada em 1988.

Em São Sebastião, com a unificação das Forças Armadas quanto ao alistamento, os jovens são direcionados aos quadros da Marinha de Guerra.

Vale lembrar que existe o serviço militar e o serviço militar de carreira. No primeiro, o alistado pode, se possível, renovar a sua permanência nas Forças Armadas em até sete anos, contando este tempo apenas para aposentadoria. Já o serviço de carreira é feito apenas pelos aprovados em qualquer academia militar existente.

Segundo informações, os aprovados no serviço militar podem tirar soldo de mais de R$ 900,00 mensais e tem chance de aprender informática, telecomunicações, mecânica e auxiliar administrativo.

A importância do serviço militar obrigatório para o jovem é a transmissão de conceitos como organização, respeito, hierarquia e patriotismo.

A Junta Militar está em novo endereço: praça Vereador Venino Fernandes Moreira, no Terminal Rodoviário, piso superior, Centro. O alistamento termina em 30 de junho e mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (12) 3893-1518.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo