IPVA 2015: pagamento com desconto de 3% para veículos com placa final 1

Por: Share:
O imposto pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
O imposto pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

Nesta sexta-feira, 9, vence o prazo para o pagamento integral, com desconto de 3%, do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2015 para os veículos com final de placa 1. Para os proprietários que preferirem parcelar o tributo em três vezes, o prazo final para o pagamento da primeira parcela também é nesta sexta-feira, 9. O calendário continua na segunda-feira, 12, com veículos de placa final 2 e assim sucessivamente até o dia 22, para os veículos com placa final 0, desconsiderando os finais de semana (veja a tabela).

publicidade

O imposto pode ser quitado de três maneiras: à vista com desconto (janeiro); à vista sem desconto (fevereiro) ou em três parcelas, de janeiro a março. Para efetuar o pagamento do imposto, basta o contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada, com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor), e efetuar o recolhimento.

Os pagamentos podem ser feitos nos terminais de autoatendimento, no guichê de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas, no entanto essa opção não é válida para o pagamento do licenciamento.

Aviso de vencimento
O aviso de vencimento é um simples lembrete, não é boleto nem guia de recolhimento. Mesmo que o proprietário ainda não tenha recebido o aviso de 2015, o imposto deverá ser recolhido observadas as datas de vencimento, de acordo com o dígito final da placa do veiculo.

Prêmio do Seguro DPVAT 2015 – Pagamento em Parcelas
Proprietários de motocicletas, vans, ônibus e micro-ônibus poderão pagar o prêmio do seguro DPVAT de 2015 em três parcelas. Essas condições especiais foram estabelecidas em legislação federal.

Administrado pela Seguradora Líder, o pagamento do prêmio do Seguro DPVAT de 2015 somente poderá ser parcelado com a utilização de boletos bancários. O proprietário deverá gerar os três boletos exclusivamente no endereço www.dpvatsegurodotransito.com.br/parcelamento. O vencimento da primeira parcela do prêmio coincidirá com a data da primeira parcela do IPVA em janeiro, sendo que as duas seguintes serão iguais, mensais, consecutivas e os respectivos vencimentos coincidirão com as datas para o pagamento do imposto nos meses de fevereiro e março (veja tabela).

Prêmio do Seguro DPVAT 2015 – Pagamento Integral
Para veículos zero quilômetro de qualquer tipo e automóveis, caminhões, caminhonetes e camionetas usados, as regras permanecem inalteradas. Nestes casos, o Seguro DPVAT deverá ser recolhido de forma integral junto com o vencimento da primeira parcela do imposto ou junto com a cota única.

Licenciamento Antecipado 2015
Para antecipar o licenciamento anual, deverão ser quitados integralmente todos os débitos que recaiam sobre o veículo, compreendendo o IPVA, a taxa de licenciamento, o prêmio do Seguro DPVAT e, se for o caso, multas de trânsito. O valor para o envio do documento pelo correio é de R$ 11. Caso o proprietário tenha necessidade de antecipar o licenciamento de 2015, a recomendação é que o prêmio do Seguro DPVAT seja quitado em uma única parcela.