fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Costa Sul de São Sebastião ganha reforço na coleta seletiva

Em breve a Costa Norte e Região Central também receberão reforço. (Foto: Divulgação/PMSS)
Em breve a Costa Norte e Região Central também receberão reforço. (Foto: Divulgação/PMSS)

Os bairros da Costa Sul de São Sebastião ganharam na última semana um reforço na coleta seletiva, com três novos veículos compactadores. O modelo, por ter o dispositivo compactador, pode receber uma quantidade maior de sucata.

Os moradores não precisam se preocupar porque o sistema de coleta não foi alterado, e os dejetos podem ser colocados nas lixeiras nos horários e dias já estabelecidos pela Ecopav, empresa responsável pela coleta na cidade.

Em breve a Costa Norte e a Região Central também receberão mais veículos do mesmo modelo. Nesta região a coleta seletiva é realizada todos os dias, já na Costa Sul o caminhão passa três vezes por semana.

Em dezembro a Administração investiu mais R$ 6 milhões em novos equipamentos e preparação para a temporada de verão.

Hoje a cidade conta com 26 caminhões, sendo quatro que ficam de reserva; e mais de 350 caçambas, o que significa 350 postos de recolhimento.

A geografia de São Sebastião obriga maiores investimentos em equipamentos. Um exemplo é o tempo que se gasta de um ponto a outro, sobrecarregando a frota, o que é agravado na alta temporada, quando os caminhões chegam a ficar cerca de oito horas no trânsito em apenas um trajeto.

Na temporada o município chega a coletar 350 toneladas de lixo por dia, três vezes mais que no restante do ano.

Uma das dificuldades que a cidade enfrenta são os descartes irregulares, como os de sofás, geladeiras e podas. Essas coletas não são de responsabilidade da Administração Pública, e que para isso o responsável pelo descarte deve alugar uma caçamba e o transporte para o destino final. “Dez caminhões deixam de atender a população para recolher estes materiais. É uma demanda que acaba prejudicando a própria população”, justificou o prefeito Ernane Primazzi.

Primazzi declarou também que as ações que caracterizam uma cidade limpa vão além da coleta de resíduos, enfatizando que São Sebastião é a única cidade do Litoral Norte com um plano de saneamento básico aprovado em audiência pública.

Outra novidade destacada pelo prefeito na ocasião da entrega são as barras de proteção nas laterais dos caminhões que operam na coleta de lixo. A ferramenta, em caso de acidente, principalmente com bicicletas, evita que o ciclista seja jogado para baixo do caminhão. Ao contrário, ela protege, amparando-o e fazendo com que ele caia para o lado oposto. “Ano passado ocorreu um acidente com um garoto no bairro da Enseada, que se desequilibrou da bicicleta, bateu no caminhão e foi arremessado para debaixo dele. Com essa ferramenta vamos poder também salvar vidas”, declarou o prefeito.

Em dezembro de 2013 outros R$ 5, 5 milhões foram investidos pela empresa na renovação da frota, o que significa a manutenção necessária para um atendimento eficaz em todo município.

Programação para temporada:

Coleta Lixo Orgânico – Matutino – na temporada – todos os dias = a partir das 6h da manhã – Costa Norte – Costa Sul e Região Central.

Coleta Lixo Orgânico – Vespertino – na temporada – todos os dias = a partir das 14h horas – Costa Norte e Região Central

Coleta Sucata – Horário normal – 7h – Com trechos alternados – Costa Norte e Sul.

Coleta Sucata – Centro – todos os dias – a partir das 9h – com repasse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo