fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Comitiva visita Arranjos Produtivos de Leite e Apicultura do Vale do Paraíba

Durante a visita, foram abordadas as estratégias para gestão compartilhada de projetos e acesso a mercado por meio de grupos organizados em associações e cooperativas regionais. (Foto: Divulgação/Sebrae)
Durante a visita, foram abordadas as estratégias para gestão compartilhada de projetos e acesso a mercado por meio de grupos organizados em associações e cooperativas regionais. (Foto: Divulgação/Sebrae)

Representantes da SAI (Sustainable Agriculture Initiative Platform) estiveram na semana passada em Taubaté para conhecer projetos e ações desenvolvidos pelo Sebrae-SP e parceiros voltados à produção sustentável de alimentos.

Integraram a comitiva que passou por São José dos Campos e Taubaté a diretora da SAI, Emeline Fellus; o diretor-executivo da Fai Farms Brazil, Murilo Quintiliano; Fernando Gonçalves, da Unidade de Atendimento Setorial do Sebrae-SP; o gerente interino do Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos, Ricardo Calil; e o consultor em agronegócios do Sebrae-SP, Jardel José Busarello.

Durante a visita, foram abordadas as estratégias para gestão compartilhada de projetos e acesso a mercado por meio de grupos organizados em associações e cooperativas regionais.

O grupo conheceu a unidade produtiva de leite e grãos do produtor Francisco Assis, cooperado da COMEVAP (Cooperativa de Laticínios do Médio Paraíba), que adota práticas sustentáveis em todo o ciclo de produção: armazenamento de água da chuva para limpeza do free-stal (confinamento); aquecimento de água para limpeza do equipamento de ordenha por meio do aproveitamento do calor gerado pelo motor do resfriador; raspagem automatizada de dejetos orgânicos para utilização de fertirrigação; sistema de irrigação no cultivo de milho para grãos e para silagem, manejo de piquetes, e construções planejadas e eficientes na termorregulação dos animais confinados.

A visita à região contou com apoio da Fibria, Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo, Unitau e COMEVAP.

SAI Platform

Criada pela Nestlé, Unilever e Danone em 2002, a SAI Plataform é hoje formada por 60 grandes empresas ligadas a fabricação e comercialização global de alimento, dentre eles Coca-Cola, Fonterra, Heineken, McDonald’s, Pepsico e Kellogg’s, além de parceiros importantes como DeLaval e Dairy Austrália.

Segundo Emeline Fellus, a vinda da SAI ao Vale do Paraíba foi motivada pela região apresentar uma alta diversidade produtiva (leite, carne, frutas, hortaliças, peixes e arroz) em uma região relativamente pequena.

“Ficamos bastante impressionados com a qualidade do trabalho desenvolvido pelo Sebrae-SP e parceiros no agronegócio. Os produtores que conhecemos estão fortemente comprometidos em melhorar as práticas, não só economicamente, mas também nos pilares ambientais e sociais da sustentabilidade. É uma grande fonte de inspiração para nossa organização e os membros das companhias de todo o mundo”, disse a diretora da SAI.

Para ela, os trabalhos em conjunto com o Sebrae-SP e parceiros locais trouxeram uma oportunidade de partilhar experiências sobre agricultura sustentável com os produtores da região.

“Como primeiro passo, esperamos que tenhamos uma experiência enriquecedora ao levar tais conhecimentos aos nossos associados. Em longo prazo, vamos discutir projetos em parceria com o Sebrae, comunidade agrícola regional e a SAI. Somos gratos ao Sebrae por nos ajudar a fazer uma visita técnica de sucesso e estamos ansiosos por uma colaboração frutífera”, concluiu.

Intercâmbio

Para Jardel José Busarello, a visita foi bastante rica e produtiva. “São oportunidades de intercâmbio como essas que enriquecem nossos contatos e estratégias para o setor”, afirmou o consultor em agronegócios do Sebrae-SP.

“A SAI é composta por empresas bastante diferentes quanto à estratégia, condução dos negócios e participação no setor de alimentação em todo o mundo. Essa transferência de conhecimento e a oportunidade em repassar a comitiva nosso trabalho de gestão compartilhada com as entidades parceiras e as estratégias de sensibilização dos produtores é imensurável. É a aproximação entre duas entidades focadas na produção sustentável de alimentos, e todos só têm a ganhar”, comentou Busarello.

O gerente interino do Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos, Ricardo Calil, também destacou a importância do intercâmbio com a SAI.

“A visita de uma entidade de tanta representatividade internacional primeiramente chancela os projetos da região como exemplos de governança e sustentabilidade focados em resultados. Em segundo lugar, mostra que o país trabalha com muitas ações de qualidade em vários setores da economia, incluindo o agronegócio, que podem inclusive ser replicadas para outras regiões, para se obter mais competitividade e maior retorno aos empresários, trazendo melhores frutos ao país”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo