fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Caraguá reforça serviços na UPA para Alta Temporada

Segundo registros da secretaria de Saúde, de 26 a 31 de dezembro de 2014, passaram diariamente pela UPA cerca de 500 pacientes. (Foto: Talita Fernanda/PMC)
Segundo registros da secretaria de Saúde, de 26 a 31 de dezembro de 2014, passaram diariamente pela UPA cerca de 500 pacientes. (Foto: Talita Fernanda/PMC)

Para reduzir o impacto do aumento do número de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), durante a temporada de Verão, a secretaria de Saúde de Caraguá elaborou um Plano de Contingência que entrou em vigor no dia 15 de dezembro de 2014 e prossegue até dia 28 de fevereiro deste ano.

Foram contratados, temporariamente, profissionais para reforçar as áreas médicas de enfermaria, limpeza e recepção, que representaram 20% a mais em cada equipe.

Segundo registros da secretaria de Saúde, de 26 a 31 de dezembro de 2014, passaram diariamente pela UPA cerca de 500 pacientes, 25% a mais do que a média habitual de 400 pessoas. De 1º a 5 de janeiro de 2015, estes números já somavam cerca de 60% de aumento, com 630 atendimentos diários em média.

A UPA conta também com nova estrutura de acolhimento para reduzir o tempo de espera por atendimento médico. Próximo à porta de entrada, o paciente já é atendido por recepcionistas para coleta de dados e, em seguida, passa por um enfermeiro que realiza a triagem e classifica a gravidade de cada caso.

Todos os pacientes são classificados da seguinte forma: cores amarelas, que indicam casos mais graves e seguem diretamente ao atendimento médico com prioridade; cores azuis e verdes que indicam casos mais simples e cores vermelhas, casos de urgência que entram com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e vão direto à emergência.

Casa de Saúde Stella Maris – A instituição, que já recebe casos urgentes do Samu, Corpo de Bombeiros e Departamento de Estradas de Rodagem (DER), também reforçou sua equipe de emergência e agora acolhe outros casos graves, com classificação amarela, levados por estes mesmos órgãos oficiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo