Dilma dá posse aos ministros para o segundo mandato




Foto oficial da presidenta Dilma e ministros que tomaram posse para o segundo mandato (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Foto oficial da presidenta Dilma e ministros que tomaram posse para o segundo mandato (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

Após receber os cumprimentos dos chefes de Estado e de Governo e dos demais representantes de outros países, a presidenta Dilma Rousseff deu posse os 39 integrantes de seu ministério. Quase a metade do ministério é formada por nomes conhecidos – 15 ministros foram mantidos em suas cadeiras e quatro foram remanejados para outras pastas. Nos anúncios feitos nas últimas semanas, Dilma escolheu 20 novos nomes para o seu primeiro escalão.

publicidade

Assinaram o termo de posse 24 ministros, pois assumem novas funções. Os 15 que permanecem nos cargos foram convidados a comparecer ao tapete verde, atrás da presidenta e do vice Michel Temer, durante a cerimônia. Logo depois, todos foram para o Salão Oeste do Palácio do Planalto, a fim de fazer a foto oficial ao lado de Dilma Rousseff.

A cerimônia de posse ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto. No local, mil cadeiras foram preparadas para autoridades, parentes dos ministros que tomaram posse, representantes de movimentos sociais e de entidades da sociedade civil.

Chefes de Poderes, os ex-presidentes da República José Sarney e Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e ex-ministros de Estado, governadores e ex-governadores, parlamentares e prefeitos de capitais também estiveram presentes à cerimônia, como os presidentes do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL); da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); e do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski.