fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

12,2 milhões visitam o Santuário Nacional em 2014

Santuário Nacional de Aparecida registra movimento recorde em 2014. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)
Santuário Nacional de Aparecida registra movimento recorde em 2014. (Foto: Luis Claudio Antunes/PortalR3)

O Santuário Nacional de Aparecida registrou no ano de 2014 um número recorde de peregrinos. Foram 12.225.608 visitantes, o que representa 369 mil peregrinos a mais que 2013, quando este número alcançou a casa de 11 milhões e 856 mil pessoas.

publicidade

No primeiro semestre do ano passado o Santuário acolheu pouco mais de 5 milhões de peregrinos. Neste período houve grande concentração de público nos meses de abril e maio. O maior número de peregrinos em abril se deve principalmente à Semana Santa, que reuniu em cinco dias de celebração cerca de 250 mil pessoas.

Maio teve no final de semana dos dias 16, 17 e 18 sua maior concentração de público. Nestes dias, em que a peregrinação à Casa da Mãe reuniu cerca de 225 mil devotos, aconteceu a segunda edição do Hallel Aparecida, maior evento jovem de música e adoração do país.

Foi também neste sábado de maio (17) que a Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi entronizada no Santuário Nacional em comemoração aos preparativos para o ano jubilar de 2017, quando se completarão 300 anos do da Imagem de Aparecida ter sido encontrada no Rio Paraíba do Sul e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima.

No segundo semestre o número foi ainda maior e chegou a 7 milhões e 200 mil peregrinos. O dia 12 de outubro, quando se celebra Nossa Senhora Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil, foi o dia mais movimentado do ano e, simultaneamente, o dia 12 de outubro de maior movimento nos últimos 10 anos. O Santuário acolheu só nesta data 195.078 devotos.

Apesar da Festa da Padroeira em outubro e as celebrações que a antecederam, foi novembro o mês mais movimentado do ano. A totalidade de devotos que visitou o Santuário foi de 1.479.220 fiéis, número até então nunca registrado em um único mês, tornando, assim, novembro de 2014 como o mês de maior movimento já apontado na história.

Foi também em novembro o final de semana mais movimentado do ano. Nos dias 15 e 16 foi anotada a presença total de 313.391 pessoas nas dependências do Santuário. O dia 15 foi, inclusive, o sábado com o maior número de fiéis na Basílica de Aparecida, 166.806. Em um final de semana anterior a este, no dia 9 de novembro, um domingo, cerca de 185 mil pessoas visitaram o Santuário, fazendo deste dia como o segundo de maior movimento no ano.

Apesar de novembro não concentrar eventos específicos de atração de público, é tradicionalmente um mês movimentado pelas volumosas romarias que visitam Aparecida. Só a Romaria do Movimento Schoenstatt reuniu cerca de 25 mil pessoas, que celebravam o centenário do Movimento.

Além destes milhões de devotos que visitaram o Santuário Nacional, outros tantos tiveram a oportunidade de também expressar sua devoção à Padroeira do Brasil. Um projeto iniciado no ano passado e com previsão de término em 2017, quando se celebrará o tricentenário do encontro da Imagem, faz com que uma Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida percorra todas as dioceses do Brasil.

Para 2015 já estão confirmadas 49 dioceses que acolherão a imagem. A próxima é Blumenau, que terá a Imagem enviada em 24 de janeiro. Para o agendamento da peregrinação da Imagem, basta que o Bispo local encaminhe uma solicitação à Secretaria de Pastoral do Santuário Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo