fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: Palacete 10 de Julho é inaugurado em Pindamonhangaba

Uma cerimônia realizada na noite do dia 1º de dezembro, recheada de atrações culturais e com a presença de convidados e autoridades, marcou a inauguração do Palacete 10 de Julho, prédio construído no final do século 19, considerado um exemplar da arquitetura cafeeira do Vale do Paraíba e que é tombado Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo.

O prédio fica situado na região central de Pindamonhangaba e passou por um longo período de restauração, trabalho esse que foi desempenhado pela Paulicéia Arquitetura e Restauro.

publicidade

 

Um dos grandes desafios encontrado durante a restauração foi o de ser necessário erguer o prédio em alguns centímetros, já que infiltrações fizeram que ele acabasse afundando. Este fato foi destacado por Rosana Biasoli,uma das responsáveis pelo projeto da restauração, como um dos principais desafios de sua equipe ao longo deste anos no Palacete.´

Ao todo, o projeto de restauro do Palacete 10 de Julho, teve 3 fases e custou mais de R$ 7 milhões de reais, dinheiro esse que foi injetado por empresas privadas através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet. Patrocinaram o projeto a Novelis, a Tenaris, a Sabesp e a CESP.

Restaurado e entregue, o Palacete 10 de Julho também abriga agora, em seu antigo porão, o Centro de Memória “Barão Homem de Mello”, que de forma correta irá arquivar todo o acervo dos historiadores Athayde Marcondes e Waldomiro Benedito de Abreu, com documentos datados a partir do ano de 1701, que atualmente encontram-se no museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.

Momento de apresentação da placa inaugural do Palacete 10 de Julho. (Foto: Denis Silva/PortalR3)
Momento de apresentação da placa inaugural do Palacete 10 de Julho. (Foto: Denis Silva/PortalR3)

O Centro de Memórias, além de ser um ponto importante para pesquisadores da região e de todo o Brasil, será também espaço educativo para receber crianças, jovens e adultos em busca de conhecimento sobre a história da cidade.

FAÇA UM PASSEIO PELO PALACETE

A partir deste dia 2 de dezembro, o Palacete 10 de julho estará aberto a visitação, em horário especial. A entrada é franca.

O Palacete 10 de Julho fica na avenida Deputado Claro César, na região Central de Pindamonhangaba.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo