Gastronomia

Receita do Caiçarinha, prato finalista do Festival Sabor de São Paulo

Caiçarinha é o nome da iguaria, que possui banana verde, taioba e peixe no varal como ingredientes principais




Caiçarinha é feito com banana verde, taioba e peixe no varal como ingrediente principal. (Foto: Ricardo D'Angelo)

Caiçarinha é feito com banana verde, taioba e peixe no varal como ingrediente principal. (Foto: Ricardo D’Angelo)

Em novembro, dias 22 e 23, aconteceu no Parque Villa-Lobos, situado na capital, a grande final do Festival Sabor de São Paulo – evento idealizado pela Secretaria e Turismo do Estado de São Paulo, realizado pela revista Prazeres da Mesa e com apoio educacional do Senac. A grande final reuniu 60 pratos de diferentes regiões do Estado, incluindo o da finalista da etapa Taubaté, Jessica Moura, ex-aluna e atual docente de gastronomia do Senac Taubaté.

publicidade

Segundo Jéssica, a receita do prato Caiçarinha foi pensada de acordo com a culinária de Ubatuba, sua cidade natal. “Busquei ao máximo respeitar os sabores, tentei de alguma forma fazer com que as pessoas, através do meu prato, tivessem vontade de estar na praia, com os amigos ou a família. Enfim, gostaria que saboreassem a magia dos ingredientes caiçaras”, afirma a chef.

Antes de ingressar no ensino superior no curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, Jessica cursou o Técnicas Básicas de Gastronomia no Senac Taubaté, onde certificou-se que seu caminho era na gastronomia. Com sete anos de experiência na área, a chef vê o mercado de maneira ampla: “Esta área possui uma diversidade grande. Você vai desde o serviço de festas até o chefe da cozinha, então no meu ponto de vista é um segmento em constante expansão”, conclui.

Confira a receita em primeira mão, na íntegra:

Caiçarinha

Massa
12 bananas verdes
150 g de cebola
50 g de alho
70 g manteiga
Sal a gosto

Taioba
6 folhas médias
100 g cebola
30 g de alho
50 g de trigo
50 g de manteiga
250 ml de leite
Sal a gosto

Peixe Seco no varal
1 kg de Sororoca seca no varal
200 g de cebola
70 g de alho
80 ml de azeite
1 unidade de pimenta dedo-de-moça
20 g de salsa
10 g de coentro
10 g de cebolinha
Sal a gosto

Massa: Cozinhe as bananas em água com sal a gosto e uma colher de vinagre até ficarem macias. Retire da água e amasse ainda quente. Em outra panela com margarina, doure o alho e a cebola. Coloque a banana amassada e mexa até que desgrude da panela.

Taioba: Higienize as folhas e corte em fatias finas. Em uma panela, coloque água e sal. Quando a água estiver fervendo adicione a taioba, deixe cozinhar por cerca de 4 minutos. Em seguida escorra e reserve.

Coloque na panela a manteiga, o alho e a cebola deixe dourar levemente. Agora insira o trigo e misture para o trigo cozinhar. Adicione o leite e misture para engrossar, logo que atingir ponto de molho bechamel adicione a taioba e acerte o sal, deve ficar um creme leve.

Peixe Seco do Varal: O peixe deve ser dessalgado com antecedência. Em uma panela coloque azeite e deixe aquecer. Acrescente o alho, a cebola e deixe dourar.

Ponha o peixe já dessalgado e em lascas bem rústicas. Deixe refogar em fogo baixo por uns 6 minutos para que o peixe não desmanche. Desligue o fogo e acrescente o cheiro verde.

Montagem: Pegue uma quantia de cerca 70g de massa e faça com que a massa fique com a forma semelhante de uma “canoa”. Coloque uma colher de sopa de taioba e uma colher de sopa de peixe. Feche o Bolinho.

Por fim, passe-o em fubá e depois frite em óleo a 180°C.

Atualmente, Jessica Moura leciona no Senac Taubaté os cursos Básico de Confeitaria, Bolos e Tortas, Técnicas Básicas de Gastronomia e Brigadeiro Gourmet. Interessados em obter informações sobre cada título e suas inscrições podem acessar o site www.sp.senac.br/taubate ou se dirigir ao balcão de atendimento da unidade, localizada na Rua Nelson Freire Campello, nº 202.