fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Nadador do Atleta Cidadão de São José é medalha de ouro no Brasileiro

João Pedro tornou-se o nadador mais rápido do Brasil em sua faixa etária. (Foto: Tião Martins/PMSJC)
João Pedro tornou-se o nadador mais rápido do Brasil em sua faixa etária. (Foto: Tião Martins/PMSJC)

A equipe masculina de natação do programa Atleta Cidadão, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com a Associação Esportiva São José, fechou o ano com medalha de ouro. No sábado (13), o joseense João Pedro Ribeiro Rosa, de 14 anos, venceu a prova dos 50 metros livre do Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Verão.

Também conhecido como Troféu Maurício Bekenn, a competição foi realizada em Palhoça (SC). Participaram do torneio atletas de todo o país na categoria infantil, nascidos em 2000 e 2001.

João Pedro tornou-se o nadador mais rápido do Brasil na faixa etária dele. Nascido em São José dos Campos, em 11 de outubro de 2000, logo aos 3 anos começou a fazer aulas da modalidade na piscina da Associação Esportiva.

A delegação joseense, formada por três atletas da base e comandada pelo técnico José Nilton, conseguiu duas medalhas de bronze. Lucas Carvalhal Pittan e Lucca Paixão de Castro chegaram em terceiro lugar, respectivamente nos 200 e 100 metros nado peito.

João Pedro

Com incentivo dos pais, que são sócios do clube, João Pedro passou a descobrir a natação competitiva. Com 7 anos de idade, já participava de provas do pré-mirim e mirim. Aos 11, na categoria petiz, o garoto entrou para o Atleta Cidadão.

Após conseguir alguns títulos estaduais, fez parte da Seleção Paulista neste ano na disputa do Troféu Chico Piscina, em outubro. A convocação de um joseense pela Federação Aquática Paulista (FAP) veio depois de 20 anos que um representante da cidade havia sido chamado nessa categoria.

“Foi uma alegria muito grande ele ter conseguido o título brasileiro”, afirmou Patrícia Monteiro Ribeiro, mãe de João Pedro. Ela lembra que o menino é dedicado, não reclama de levantar cedo e gosta de nadar. “O amor que tem pela natação faz com que ele treine melhor.”

Para João Pedro, a vitória significa um estímulo a mais para continuar a nadar pela cidade. “Essa conquista foi com a ajuda da família, do técnico e do Atleta Cidadão, que me incentivam nos treinamentos.” Agora o atleta terá uma pausa neste fim de ano para descanso, mas já está pensando na retomada dos treinamentos em 2015.

Títulos em campeonatos infantis de natação em 2014

50 livre

– Campeão brasileiro (verão) e paulista (inverno e verão)

– 3º lugar no Brasileiro (inverno) e no Troféu Chico Piscina

100 peito

– Vice-campeão paulista (verão)

– 3º lugar no Paulista (inverno)

200 peito

– Vice-campeão paulista inverno)

– 3º lugar no Brasileiro (inverno) e no Paulista (verão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo