fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Profissionais do PSF participam de palestras sobre “Transtorno do Espectro Autista” em Ilhabela

PortalR3
“Transtorno do Espectro Autista” (TEA) foi tema de palestra para os profissionais de saúde do PSF de Ilhabela dia 19. (Foto: Cainã Ojeda/PMI)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na última quarta-feira (19), na sede da Secretaria de Turismo, na Barra Velha, um treinamento para os profissionais do PSF (Programa de Saúde da Família) sobre o “Transtorno do Espectro Autista” (TEA), mais conhecido como Autismo.

Os participantes – médicos, enfermeiros e profissionais da saúde e da Apae de Ilhabela – acompanharam duas palestras sobre o assunto. Entre os temas debatidos, os profissionais aprenderam detalhes importantes do transtorno, como os primeiros sintomas, orientações à família do paciente e o fluxo de atendimento.

As palestras foram conduzidas pela pediatra da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Água Branca, Dra. Heloísa Negrisoli, e pela fonoaudióloga do Centro de Especialidades de Ilhabela, Gisela de Oliveira Silva Bruder.

TEA

O “Transtorno do Espectro Autista (TEA)” engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem se manifestar em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O TEA envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves a mais grave. Todas, porém, em menor ou maior grau estão relacionadas, com as dificuldades de comunicação e relacionamento social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo