Profissionais do PSF participam de palestras sobre “Transtorno do Espectro Autista” em Ilhabela

Por: Share:
PortalR3
“Transtorno do Espectro Autista” (TEA) foi tema de palestra para os profissionais de saúde do PSF de Ilhabela dia 19. (Foto: Cainã Ojeda/PMI)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na última quarta-feira (19), na sede da Secretaria de Turismo, na Barra Velha, um treinamento para os profissionais do PSF (Programa de Saúde da Família) sobre o “Transtorno do Espectro Autista” (TEA), mais conhecido como Autismo.

Os participantes – médicos, enfermeiros e profissionais da saúde e da Apae de Ilhabela – acompanharam duas palestras sobre o assunto. Entre os temas debatidos, os profissionais aprenderam detalhes importantes do transtorno, como os primeiros sintomas, orientações à família do paciente e o fluxo de atendimento.

As palestras foram conduzidas pela pediatra da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Água Branca, Dra. Heloísa Negrisoli, e pela fonoaudióloga do Centro de Especialidades de Ilhabela, Gisela de Oliveira Silva Bruder.

TEA

O “Transtorno do Espectro Autista (TEA)” engloba diferentes síndromes marcadas por perturbações do desenvolvimento neurológico com três características fundamentais, que podem se manifestar em conjunto ou isoladamente. São elas: dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem e no uso da imaginação para lidar com jogos simbólicos, dificuldade de socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O TEA envolve situações e apresentações muito diferentes umas das outras, numa gradação que vai da mais leves a mais grave. Todas, porém, em menor ou maior grau estão relacionadas, com as dificuldades de comunicação e relacionamento social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *