fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica premia alunos de Caraguá

Entrega das medalhas ocorreu na Secretaria de Educação. (Foto: Cláudia Moysés/ PMC)
Entrega das medalhas ocorreu na Secretaria de Educação. (Foto: Cláudia Moysés/ PMC)

Mais uma vez, os alunos da rede municipal de Ensino de Caraguá fizeram bonito ao conquistaram dez medalhas, sendo:  quatro de ouro, quatro de prata e duas de bronze, na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica 2016 (OBA), que tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins.

A OBA promove a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa dentro da comunidade escolar e junto a astrônomos profissionais e amadores e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

As provas foram compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio e foi constituída de 7 perguntas de Astronomia e 3 de Astronáutica.

Na última sexta-feira, dia 7, a secretária de Educação, Marta Regina de Oliveira Braz, professores da Supervisão e do Apoio Pedagógico fizeram a entrega das medalhas aos alunos, que foram acompanhados por familiares, na sede da secretaria, no Indaiá.

A EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues (Indaiá) foi a unidade escolar que mais faturou medalhas. Os alunos Guilherme Felipe de Freitas Pereira, Marcos Nuno Pereira da Silva, Octavio Casarini e Vinícius Peixoto Nunes conquistaram a de ouro. Sophia Carvalho Antonichen recebeu a de prata e Ana Julia Veiga Santiago, Giovanna Chaves Barros e Miguel Henrique Moraes da Silva ganharam a de bronze.

Na EMEF Prof.ª Antonia Antunes Arouca e na EMEF Profª. Maria Moraes de Oliveira, as respectivas alunas, Karoline Ayumi Okubo e Laís Reis Melo alcançaram a medalha de bronze.

“O Governo Municipal tem um compromisso com a qualidade da Educação Básica e incentiva as equipes gestoras e professores a desenvolverem atividades extracurriculares. Parabéns aos alunos, responsáveis, professores e equipes gestoras pelo empenho e ótimo resultado. Esse é apenas um degrau na vida de vocês. Acreditem que vocês podem muito mais”, afirmou a secretária de Educação.

Ano passado, Guilherme Felipe de Freitas Pereira, 9 anos, do 4º ano da EMEF Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, ganhou menção honrosa e este ano faturou medalha de ouro. “Gosto de participar porque aprendo mais”, resumiu.

Para a aluna, Laís Reis Melo ficou, 14 anos, do 9º ano da EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, o resultado foi surpresa. A menina só descobriu que ia ser premiada com a medalha de bronze ao chegar à secretaria de Educação. “Essa é a segunda vez que faço a prova e a primeira que consigo medalha. Estou muito satisfeita com essa vitória”, declarou.

Já Karoline Ayumi Okubo, 12 anos, do 8º ano da EMEF Profª. Antonia Antunes Arouca, recebeu a medalha de bronze na companhia dos avós Mário e Herli e do irmão William, 19 anos. “A prova foi difícil. Uma das questões era sobre as constelações. Como são muitas, tinha que prestar atenção para responder certo. Fiquei surpresa e muito satisfeita com a premiação. A OBA é muito interessante para testar nosso conhecimento e raciocínio lógico”, disse.

Nesta 19ª edição da OBA, mais de um milhão de alunos da rede pública e privada fizeram a prova em todo país no dia 13 de maio deste ano.

A OBA é realizada anualmente, desde 2008, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e Eletrobras Furnas, entre alunos da rede municipal, estadual e particular do ensino fundamental e médio, em todo país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo