“llú Obá De Min” reúne bom público durante apresentação em São José

Por: Share:

aaaA apresentação do bloco afro Ilú Obá De Min reuniu cerca de 300 pessoas no sábado (22) no Largo São Benedito, região central de São José dos Campos. O evento foi em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Vestidas como africanas e com alegorias coloridas, as 30 mulheres que formam o bloco cantaram, dançaram e embalaram o público ao som dos batuques e tambores africanos, que se enraizaram na cultura brasileira.

“Parece que estou na África, é uma sensação alegre e diferente. É como se o tambor batesse no coração da gente”, declarou Carla Caparroz, que acompanhou parte da apresentação.

Para Mara Cristina dos Santos Ribeiro, a exibição foi emocionante. “O som dos tambores africanos e o ritmo mostram muito do que o brasileiro é. Não dá pra ficar parada.”

Na opinião da secretária de Promoção da Cidadania, o objetivo da apresentação foi alcançado, “já que o evento era para difundir, valorizar e preservar as tradições da cultura negra, como a grande influência na formação da nossa cultura e assim combater o preconceito por meio da arte.”

A ação cultural realizada pelo bloco Ilú Obá De Min está completando dez anos de história e já é uma referência étnico-cultural e educativa sobre a cultura negra. O bloco recebeu o Prêmio Culturas Populares Mestre Humberto Maracanã 2008 – SID/MINC e o “Prêmio Governador do Estado para Cultura”, em 2013.

A atividade faz parte da programação do Projeto Obatalá – Valorização da Cultura Negra e é realizada em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC).

O Projeto Obatalá – Valorização da cultura negra é uma iniciativa da Secretaria de Promoção da Cidadania visando a valorização da arte, cultura, literatura, culinária, dança e música afro-brasileira. Mais informações pelo telefone 3932-8600.

Veja também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *