fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

HU de Taubaté promove evento de combate ao câncer de pele

Pauta_PortalR3_2014No Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, 29/11, o Hospital Universitário de Taubaté realizará um mutirão de combate à doença, promovido pelo Serviço de Dermatologia da Instituição em parceria com a SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia. A ação é aberta ao público e acontecerá das 9h às 15h, no Ambulatório Adulto do HU.

O objetivo deste mutirão é realizar exames completos da pele, além de orientar os pacientes sobre a prevenção e a detecção precoce do Câncer de Pele. O público alvo da campanha são pessoas de pele, olhos e cabelos claros, que tomaram muito sol sem proteção ao longo da vida, que possuem histórico pessoal ou familiar de câncer de pele, com muitas pintas, sardas ou pessoas idosas (devido ao acúmulo da radiação UV), por apresentarem maior risco de desenvolver a doença.

publicidade

O Câncer de Pele é dividido em três tipos, o Carcinoma Basocelular, que é o mais frequente e menos agressivo, o Carcinoma Espinocelular, mais agressivo e de crescimento mais rápido que o Basocelular, e o Melanoma, que é o mais perigoso de todos e pode ser fatal se não for tratado rapidamente, já que pode atingir outros órgãos, como o pulmão.

Esta é a 17ª edição da campanha no HU e, para este ano, a expectativa é de aproximadamente 300 atendimentos ao longo de todo o dia. O evento conta com a participação voluntária dos médicos e residentes do Serviço de Dermatologia da Instituição, além do suporte das equipes de enfermagem e atendimento. Na edição anterior, o mutirão atendeu 241 pacientes, sendo identificada a presença da doença em 31 deles, além de três casos de Câncer de Pele mais grave, o Melanoma.

Para a Dra. Flavia Ferreira, Dermatologista do HU e Coordenadora Regional da Campanha, a média de diagnóstico da doença durante o mutirão costuma ficar em torno de 15%. “Este número é mais alto do que a média nacional, provavelmente pelas características regionais, como uma população de pele mais clara, devido a imigração europeia para o Vale do Paraíba e pelo histórico da economia local, baseada em atividades ligadas à terra, com grande exposição solar, além da proximidade com litoral, entre outras.

Os pacientes que forem detectados com alguma lesão suspeita deixarão o HU já com agendamento para retornar ao Ambulatório de Dermatologia, nas semanas subsequentes à Campanha, para dar continuidade ao seu tratamento (biópsia/cirurgia, etc). Os interessados devem comparecer no dia do mutirão portando documento oficial com foto, comprovante de endereço e Cartão SUS.

O Hospital Universitário fica à Av. Granadeiro Guimarães, nº 270 no Centro, em Taubaté. Informações sobre o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele pelo número 0800-701 3187.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo