Atlético Mineiro é o campeão da Copa do Brasil

Por: Share:

 

Créditos: Bruno Cantini/Atlético Mineiro)
Diego Tardelli, autor do gol que deu vitória ao Galo Mineiro (Foto: Bruno Cantini/Atlético Mineiro)

O Atlético Mineiro é o grande campeão da edição de 2014 da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, no Mineirão, o time alvinegro de Belo Horizonte voltou a derrotar o rival Cruzeiro e conquistou pela primeira vez o troféu da competição nacional. Diego Tardelli marcou o gol da vitória por 1 a 0. Na ida, no Independência, o Atlético venceu por 2 a 0.

Por ter participado da Libertadores do América, o Atlético entrou na Copa do Brasil já na fase das oitavas de final, quando eliminou o Palmeiras com duas vitórias: 1 a 0 e 2 a 0. Nas quartas de final, o adversário foi o Corinthians. Depois de perder na ida por 2 a 0 e sair atrás no jogo de volta, no Mineirão, o Atlético conseguiu uma grande virada ao vencer por 4 a 1.

Na semifinal, o time do técnico Levir Culpi repetiu o feito. Perdeu para o Flamengo na primeira partida por 2 a 0, saiu atrás na volta, no Mineirão, e novamente goleou por 4 a 1. Nesta campanha de oito jogos, foram seis vitórias, duas derrotas, 14 gols marcados e seis gols sofridos.

No primeiro tempo, apesar de o Cruzeiro ter a maior necessidade de marcar gols, quem dominou as ações foi o Atlético Mineiro, que desperdiçou quase todas as oportunidades que teve. Quase todas. Já nos acréscimos, Diego Tardelli recebeu cruzamento de Dátolo e, de cabeça, marcou o seu primeiro gol na edição de 2014 da Copa do Brasil: 1 a 0.

Na etapa final, o Atlético mudou a sua postura e passou a esperar mais o Cruzeiro, que teve nos pés de Ricardo Goulart a sua melhor oportunidade. Já o campeão chegou mais perto de balançar a rede em uma linda cobrança de falta do argentino Dátolo, que explodiu no travessão.

Confira as escalações das equipes:

Cruzeiro: Fábio, Ceará (Júlio Baptista), Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Henrique (Willian Farias), Nilton, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart; Willian (Dagoberto) e Marcelo Moreno. Técnico: Marcelo Oliveira.

Atlético Mineiro: Victor, Marcos Rocha, Jemerson, Leonardo Silva e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca (Pierre), Dátolo e Luan (Maicossuel); Carlos e Diego Tardelli (Eduardo). Técnico: Levir Culpi.

O presidente da CBF José Maria Marin parabenizou os atleticanos pela conquista do primeiro título da Copa do Brasil.

– A imensa torcida do Atlético merece comemorar esse título, pelos jogos inesquecíveis que o clube fez na competição. Estão todos, jogadores, comissão técnica e dirigentes, de parabéns.

VEJA TAMBÉM