fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

100 anos do EC Taubaté: o clube que representa o que é ser taubateano

Time do Taubaté de 1919. (Foto: reprodução)
Time do Taubaté de 1919. (Foto: reprodução)

Cem anos. Se em termos biológicos é um período que não permite termos conosco as pessoas com as quais tenhamos uma ligação especial, é um intervalo ideal para mostrar que valores e principios se mantém imutáveis ao tempo. E não tenha dúvidas: o dia 1° de novembro de 2014 representa o que é ser taubateano. É a data que simboliza a identidade de um povo. É aonde o calendário tem uma marca azul que representa o centenário do Esporte Clube Taubaté.

publicidade

Uma agremiação esportiva que representa a concretização de um ideal. É um clube que surgiu da vontade de uma parcela da sociedade taubateana que, em 1914, fundou o que é hoje considerado embaixador de uma cidade. Foi aquele que representou o ensejo de ser uma entidade que reuniu taubateanos em torno de uma vontade: a prática do esporte.

Alvi Azul que é simplesmente uma instituição criada por desejo de uma elite local (sendo que seu primeiro presidente foi o prefeito de Taubaté Gastão Câmara Leal), mas que teve como primeiro grande atleta um negro, Jajá, o que representou uma quebra de paradigma importante dentro da sociedade e do meio esportivo do município e, quiçá, do Brasil.

Foi audaz ao disputar e ser campeão do primeiro Campeonato Paulista do Interior, em 1919. Repetiu o feito em 1926 e se tornou o primeiro clube valeparaibano que disputou a elite do futebol estadual, em 1927. Revelou grandes atletas e ajudou a difundir o futebol no município de Taubaté e no Vale do Paraiba, com as constantes partidas realizadas em seu campo, na Praça Monsenhor da Silva Barros, e nos amistosos realizados na região.

Mostrou pionerismo ainda ao ser um dos fundadores da Liga de Futebol Norte do Estado, em 1938, entidade que reuniu os clubes do Vale do Paraiba em competições regionais. Também fez história ao se tornar um clube profissional e disputar pela primeira vez, em 1947, o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, competição o qual foi campeão em 1954.

No ano seguinte, disputou o Campeonato Paulista, considerada a elite do futebol estadual, com grandes clubes do Estado. Fez grandes duelos e mostrou que o campo do Bosque foi o palco que um visitante dificilmente conseguiu uma vitória frente ao Burro da Central. Fez excursões para diferentes regiões do país, enfrentou equipes estrangeiras e revelou grandes nomes para o futebol brasileiro, como Hugo, Zito, Antonio Julio Taino, Zé Américo, Ivan, Henrique, entre outros.

Porém, nem sempre de conquistas é feita a história de uma agremiação. O Taubaté sempre teve dificuldades em realizar os seus trabalhos, e diante de uma constante sequência de derrotas, foi rebaixado em 1962 para a Segunda Divisão, nível do futebol estadual aonde ficou até 1968. Naquele ano, fundou a sua atual casa, o estádio Joaquim de Morais Filho, como também disputou pela última vez o campeonato estadual. Pediu licenciamento das competições profissionais, mas nunca deixou de existir.

Voltou a ativa em 1975, com o famoso time de craques do futebol amador que conquistou o título do Torneio Integração do Vale. O embrião de um feito foi plantado e colhido em 1979, quando um valoroso grupo de atletas superou barreiras e dificuldades e foi campeão do Campeonato Paulista da Divisão Intermediária, em feito inesquecível alcançado sobre o seu maior rival, o São José.

No retorno à elite, fez o atacante Edmar como artilheiro do Estadual de 1980 e bons jogos contra os melhores do futebol estadual, mas as campanhas medianas indicaram que os poucos recursos financeiros não alongariam a sua passagem pela Primeira Divisão. Em 1984, o Burrão volta a Segundona e fica nela até 1993, tendo batido na trave em algumas ocasiões o seu retorno a Primeirona.

Time campeão da Séria A3 em 2003. (Foto: Pedro Nogueira
Time campeão da Séria A3 em 2003. (Foto: Pedro Nogueira

Em 1994, cai para a Terceira Divisão, em remanjeamento da Federação Paulista. Passou dificuldades e perdeu apoios. Depois de longos anos, consegue um título em 2003 do Campeonato Paulista da Série A-3. O retorno à principal divisão de acesso faz com que quase volte a Primeirona em 2004, mas o vice-campeonato não fo suficiente. A queda de rendimento lhe deu dois rebaixamentos consecutivos, em 2007 e 2008, o colocando na quarta e última divisão estadual.

Já em 2009, em uma disputa em que quase foi eliminado em duas ocasiões, conseguiu o tão esperado a Série A-3 com um gol aos 53 minutos do segundo tempo. As circunstâncias da partida e da campanha, com grande participação da torcida, demostrou que a história do Taubaté sempre foi marcada por muitas dificuldades, mas também por grandes demonstrações de superação.

Atualmente, o Taubaté está na Série A-3 do Campeonato Paulista. E o desejo dos fanáticos torcedores é fazer com que o Joaquinzão seja novamente o palco de grandes momentos. Que o “taubateanismo” seja cada vez mais aflorado, seja em cada gol marcado, seja em cada vitória comemorada. E que o momento de resgate do orgulho do Burro da Central comece em 2015!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo