fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

José Serra é eleito senador pelo Estado de São Paulo

José Serra. (Foto: Luis Claudio Antunes/Arquivo PortalR3)
José Serra. (Foto: Luis Claudio Antunes/Arquivo PortalR3)

Com quase 11 milhões de votos, em 98,65% das urnas apuradas, o candidato José Serra (PSDB) venceu a disputa para o Senado no estado. Ele vai ocupar, a partir de 2015, a cadeira que foi de Eduardo Suplicy (PT) por 24 anos. Na atual disputa, o petista teve cerca de 6 milhões de votos, 5 milhões a menos que o tucano.

publicidade

Serra começou a carreira política no movimento estudantil, como presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), na década de 1960. Depois elegeu-se deputado federal, senador, prefeito de São Paulo e governador do estado. Ocupou as pastas da Saúde e do Planejamento no governo Fernando Henrique Cardoso e disputou a Presidência da República duas vezes. Na primeira, em 2002, perdeu para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e, na segunda, em 2010, perdeu para Dilma Rousseff.

O candidato derrotado por Serra, Eduardo Suplicy, tem 73 anos, dos quais 32 anos dedicados ao Congresso Nacional. Antes, disso, foi deputado estadual e vereador por duas vezes. Com três mandatos consecutivos no Senado, a marca de Suplicy foi, principalmente, a luta para aprovar um programa de transferência de renda, chamado de Renda Básica de Cidadania. O senador deixará o Congresso sem ver seu principal projeto concretizado.

Em 2002, Suplicy também tentou ser o indicado do PT para disputar a Presidência da República, mas perdeu as prévias para Lula, que acabou se elegendo presidente naquele ano. Antes, ele também perdeu a prefeitura de São Paulo em 1985 para Jânio Quadros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo