fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

VÍDEO: maestro João Gomes de Araújo é homenageado em São José


Confira a reportagem completa em vídeo, com entrevistas

O Teatro Municipal de São José dos Campos, foi palco na quarta-feira (24), para uma noite festiva de homenagens ao maestro João Gomes de Araújo. O maestro nasceu em 1846 em Pindamonhangaba e é considerado um dos grandes nomes de todos os tempos da música clássica no Vale do Paraíba.

PUBLICIDADE 300X250

publicidade

Para contar um pouco da história do maestro, que inclusive tocou para o imperador Dom Pedro II, Douglas Salgado, que é seu tataraneto, montou um projeto, que incluí, o lançamento de um livro sobre a vida de João Gomes e concertos com obras musicais escritas por ele.

Quem conta detalhes deste projeto, é o próprio Douglas Salgado, que fez o lançamento oficial do livro “Memórias de João Gomes de Araújo” e distribui cerca de 300 exemplares para os presentes no evento. (vídeo)

A homenagem musical ficou por conta da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos. Regida pelo maestro Marcello Stasi, a orquestra tocou a Sinfônia nº 6, também conhecida como Sinfônia Militar e que é composta por quatro movimentos. As partituras desta obra foram recuperadas pelo Projeto Musical de São Paulo.

Stassi contou os detalhes e os desafios que enfrentou para que a orquestra  pudesse mostrar ao público um grande espetáculo musical. (vídeo)

Marcello Stasi regendo a Orquestra de São José dos Campos em homenagem a João Gomes de Araújo. (Foto: Fernando Noronha/PortalR3)
Marcello Stasi regendo a Orquestra de São José dos Campos em homenagem a João Gomes de Araújo. (Foto: Fernando Noronha/PortalR3)

Douglas Salgado disse a reportagem do PortalR3 que no mês de outubro estará em Pindamonhangaba, terral natal sua e de seu tataravô, para participar da sessão plenária da Academia Pindamonhangabense de Letras.

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo