Ciclismo

Tour do Rio de ciclismo terá seis etapas em sua quinta edição

Evento padrão 2.2 no calendário da União Ciclística Internacional (UCI), Tour do Rio terá 110 km a mais de percurso e mais equipes na disputa pelo título




A edição 2014 do Tour do Rio terá um percurso maior que em anos anteriores. (Foto: Divulgação/Tour do Rio)

A edição 2014 do Tour do Rio terá um percurso maior que em anos anteriores. (Foto: Divulgação/Tour do Rio)

O Tour do Rio está de volta às estradas do Rio de Janeiro. A competição, que acontecerá entre os dias 25 e 31 de agosto, chega à quinta edição em 2014 com novidades: 110km a mais de percurso ao ganhar uma nova etapa, de Angra dos Reis a Volta Redonda, e mais equipes na briga pelo título.

publicidade

Este ano os atletas terão que percorrer um total de 937,3km passando por mais de 20 cidades do estado, incluindo Angra dos Reis, Volta Redonda, Três Rios, Teresópolis e Rio das Ostras. Alargada será na Cidade Maravilhosa, na Barra da Tijuca (Praça do Ó), no dia 26, com chegada na Quinta da Boa Vista, dia 31, também na capital fluminense.

“O Rio de Janeiro é um estado que possui uma paisagem natural privilegiada e ainda oferece uma geografia excelente para a realização do Tour. Além disso, é uma boa oportunidade para observar a experiência de um grande evento como este na cidade que vai sediar os próximos Jogos Olímpicos”, explica Maria Luisa Jucá, organizadora do evento que distribuirá um total de R$ 220 mil em prêmios.

Com 120 atletas nacionais e internacionais, o Tour do Rio é destaque também pela bela paisagem que cerca todo o circuito do evento. A cada dia um novo percurso, que vai de uma cidade à outra. Cenários como o mar, serra, fazendas coloniais e muita natureza farão parte da rotina dos atletas e de quem vai acompanhar a competição de perto.

CAMISAS DO TOUR DO RIO
Camisa Amarela – é o objeto mais cobiçado por todos os ciclistas e fica com o líder geral da prova. O campeão do Tour do Rio a leva para casa.

Camisa Branca com Bolas Vermelhas – a chamativa camisa é utilizada pelo melhor “montanhista” da prova. Em cada etapa, o primeiro a alcançar um determinado ponto de subida íngreme na estrada fica com o prêmio e na etapa seguinte veste a camisa.

Camisa Verde – é para atletas de maior velocidade, seja antes ou depois de uma subida em determinado trecho sinalizado. Quem se sair melhor tem o direito de usar a camisa verde na próxima etapa.

Camisa Branca – A regra é semelhante ao do líder geral (camisa amarela), mas a diferença é que a branca é destinada para o melhor atleta com menos de 23 anos.

PROGRAMAÇÃO DO  TOUR DO RIO 2014
Congresso Técnico – 25 de agosto – Centro de Convenções da Light (Cidade Nova)

1º Etapa – 26 de Agosto – RIO DE JANEIRO / ANGRA DOS REIS – 162,8km
Largada: 11h – Av. Lúcio Costa, S/N° – entre N°s 1.996 e 2.174, Praça do Ó (Praça São Perpétuo), Barra da Tijuca.

2ª Etapa – 27 de Agosto – ANGRA DOS REIS / VOLTA REDONDA – 110 km
Largada: 11h – Avenida Ayrton Senna da Silva, S/Nº. (em frente ao Prédio da TurisAngra), Praia do Anil.

3ª Etapa – 28 de Agosto – VOLTA REDONDA – TRÊS RIOS – 167,2km
Largada: 11h – Rua Francisco Lau, S/Nº. (Estacionamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – SMEL Av. Alexandre Polastre Filho, 791). Bairro -: Ilha São João

4ª Etapa – 29 de Agosto – TRÊS RIOS – TERESÓPOLIS – 120,3km
Largada: 12h – Av. Prefeito Alberto da Silva Lavinas, S/Nº, Centro.

5ª Etapa – 30 de Agosto – TERESÓPOLIS / RIO DAS OSTRAS – 196,3 km
Largada: 7h – Av. Feliciano Sodré, nº. 675 (Estacionamento da Câmara & Prefeitura Municipal de Teresópolis), Várzea.

6ª Etapa – 31 de Agosto – RIO DAS OSTRAS / RIO DE JANEIRO – 180,7km
Largada: 7h – Rua Campo de Albacora, Nº 75 (Em frente à Prefeitura Municipal de Rio das Ostras), Loteamento Atlântica.