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Novo Fox chega ao mercado com inovações em todas as versões

Fox Highline traz o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv e o novo cãmbio manual de seis marchas. (Foto: divulgação/VW)
Fox Highline traz o novo motor 1.6l MSI de até 120 cv e o novo cãmbio manual de seis marchas. (Foto: divulgação/VW)

Mais moderno, atraente e sofisticado, o Novo Fox chega como o veículo com mais recursos de tecnologia e segurança de seu segmento. O modelo estará disponível nos próximos dias às mais de 630 concessionárias da Volkswagen. A novidade recebe a nomenclatura global da Volkswagen para denominar suas versões e estreia o câmbio manual de seis marchas, tornando-se o primeiro veículo feito pela Volkswagen no Brasil a contar com esse recurso.

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“O Fox foi totalmente desenvolvido no Brasil e inaugurou o segmento de compactos com teto alto. O modelo passou a ser referência em termos de versatilidade, ergonomia, espaço interno, segurança e qualidade. Agora, com novos itens de segurança, conforto e tecnologia, o Novo Fox deverá reforçar ainda mais a presença da marca no segmento”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

O Novo Fox passa a ser oferecido em quatro configurações (Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion), quatro motores (dois 1.0l e dois 1.6l MSI) e três opções de transmissão (duas manuais e uma automatizada I-Motion). Ao todo são oito combinações possíveis. O novo Fox traz a maior oferta de versões, motores e transmissões do segmento.

Outro destaque é a chegada do novo motor 1.6l MSI, da família EA211, na linha Fox. O novo motor, que estreou nas linhas 2015 do Gol Rallye e da Saveiro Cross, está disponível para o Novo Fox Highline. Com até 120 cv (etanol), o novo motor 1.6l MSI complementa a gama de versões do Fox, que continua a contar com o renomado motor 1.6l, de até 104 cv (etanol), nas versões Trendline e Comfortline.

Além do novo motor 1.6l MSI de 120 cv, o Novo Fox Highline conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas.

“O Fox sempre foi um modelo inovador. E a linha 2015 do modelo traz, em todas as versões, itens exclusivos no segmento. A relação custo-benefício também está ainda mais interessante, com mais equipamentos de série em todas as versões. A estreia do novo motor 1.6l MSI de 120 cv e da transmissão manual de seis marchas reforça o caráter de esportividade do modelo”, afirma o diretor de Marketing da Volkswagen, Axel Schroeder.

Trendline – Excelente relação custo/benefício
Desde a versão de entrada, o Novo Fox traz equipamentos muito valorizados pelos clientes. Uma novidade para a linha 2015 é a direção com assistência elétrica, que, além do excelente conforto, traz como principal vantagem em relação aos sistemas de assistência hidráulica o fato de só demandar energia quando necessário – ou seja, em curvas ou manobras, por exemplo. Isso se traduz em economia de consumo de combustível, quando comparado com um sistema de direção com assistência hidráulica, oferecido no Fox até então.

Cornering lights: recurso inédito no segmento. (Foto: divulgação/VW)
Cornering lights: recurso inédito no segmento. (Foto: divulgação/VW)

A lista de itens de série do Novo Fox Trendline conta, ainda, com vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central, coluna de direção ajustável em altura e distância, chave canivete, seis alto-falantes, antena de teto e faróis duplos.

Há duas opções de Novo Fox Trendline, que traz sempre o câmbio manual de cinco marchas. Com motor 1.0 TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), o Novo Fox desenvolve potência de 76 cv e 10,6 kgfm de torque, quando abastecido com etanol (E100), e 72 cv e 9,7 kgfm, com gasolina (E22). Com o motor 1.6 MSI, o Novo Fox desenvolve potência de 104 cv e 15,6 kgfm de torque, quando abastecido com etanol (E100), e 101 cv e 15,4 kgfm, com gasolina (E22).

BlueMotion – Mobilidade sustentável
Oferecido com o novo motor 1.0l de três cilindros, da família EA211, e transmissão manual de cinco marchas, o Novo Fox 1.0l BlueMotion tem como base a lista de equipamentos da versão Trendline, mas com visual externo e interno exclusivos. Esta versão traz modificações mecânicas e estéticas que contribuem para que o modelo atinja expressivos índices de economia de combustível.

Em seu quadro de instrumentos o Novo Fox 1.0l BlueMotion traz de série, além do computador de bordo, uma barra gráfica que indica o consumo instantâneo de combustível. O item auxilia o motorista a conduzir de forma mais econômica.

Outro dispositivo de auxílio ao motorista para uma condução voltada à economia é o indicador digital de troca de marchas. O motorista recebe a informação da marcha ideal a ser engatada por meio de um indicador numérico e por setas que o orientam a reduzir ou aumentar a marcha.

A aerodinâmica do Fox BlueMotion foi desenvolvida e certificada em túnel de vento. Cada detalhe, inclusive os novos desenhos das calotas, foi elaborado com o objetivo de minimizar o arrasto aerodinâmico. A grade frontal superior tem formato diferenciado, com desenho exclusivo dotado de um filete azul e abertura mais estreita, o que garante eficiência aerodinâmica.

O Novo Fox BlueMotion tem potência de 75 cv a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv à mesma rotação, com etanol. O torque é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações.

Comfortline – Conteúdo diferenciado
Disponível nas mesmas opções de motores da versão Trendline, o Novo Fox Comfortline, versão intermediária, é o que oferece a maior possibilidade de configurações na linha Fox. Ao todo são três opções de Novo Fox Comfortline: 1.0l com câmbio manual, 1.6l MSI com câmbio manual e 1.6l MSI com transmissão I-Motion, que realiza as trocas de marcha de forma automática.

Além dos itens de série dos modelos Trendline, a versão Comfortline já sai de fábrica com sistema de som (RCD 320G), pacote elétrico completo (vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e regulagem elétrica dos espelhos retrovisores laterais), espelhos retrovisores com luz indicadora de direção integrada e computador de bordo.

Também fazem parte da lista de série do Novo Fox Comfortline faróis e lanterna de neblina, iluminação no porta-malas, porta-luvas e no para-sol (dos dois lados e com espelhos), capas dos espelhos retrovisores, maçanetas e frisos laterais pintados na cor da carroceria e calotas de design diferenciado de aro 15”.

Vale destacar que quando o Novo Fox Comfortline é equipado com regulagem elétrica dos espelhos retrovisores laterais, o modelo passa a contar sempre com o sistema tilt down, tecnologia exclusiva do Fox em sua categoria. Esse recurso regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada. Ao desengatar a marcha à ré, o espelho retorna exatamente à posição que estava ajustado previamente. O tilt down ainda permite que o motorista ajuste o quanto deseja que o espelho seja rebaixado ao ser acionado, melhorando o campo de visão do meio-fio.

Entre as novidades na lista de opcionais estão as luzes de conversão estática nos faróis de neblina (“cornering lights”), recurso inédito no segmento do Fox. Disponível já a partir do Novo Fox Comfortline 1.6, esse sistema aciona o farol de neblina, iluminando o trajeto em curvas fechadas e de baixa velocidades.

Também na versão Comfortline com motor 1.6l há, ainda, o opcional de controlador de velocidade de cruzeiro. Este equipamento é uma novidade na nova linha Fox.

No interior, o Novo Fox Comfortline também se diferencia, com tecido dos bancos e acabamento exclusivo para esta versão. Entre os opcionais inéditos para a versão intermediária, destaca-se o sensor de aproximação de obstáculos traseiros e dianteiros (item exclusivo no segmento).

Outra novidade é que teto solar e revestimento interno em Native – antes oferecidos somente no Fox topo de linha – passam a estar disponíveis para a versão intermediária equipada com a motorização 1.6.

Na oferta de opcionais da versão Comfortline, destaque também para o pacote “Urban”, que torna a versão ainda mais completa englobando os seguintes equipamentos: ar-condicionado, I-System, alarme “keyless” com controle remoto na chave, rodas de liga leve de 15”, sensor de aproximação de obstáculos traseiros e dianteiros, banco traseiro corrediço com 3 apoios de cabeça, sobretapetes em carpete e volante multifuncional revestido de couro.

Highline – Refinado e inovador
Versão topo de linha e que mais traz itens de tecnologia, o Novo Fox Highline chega repleto de inovações, entre elas estão o novo motor 1.6 MSI de 120 cv, da Família EA211, e o inédito câmbio manual de seis marchas, que aproveita ainda mais a eficiência do motor, proporcionando maior economia de combustível e, ao mesmo tempo, uma condução esportiva.

Câmbio manual de seis marcha, combinado ao motor 1.6l MSI de até 120 cv. (Foto: divulgação/VW)
Câmbio manual de seis marcha, combinado ao motor 1.6l MSI de até 120 cv. (Foto: divulgação/VW)

Como itens de série, o Fox Highline conta – adicionalmente aos itens da versão Comfortline – com volante multifuncional revestido de couro, ar-condicionado, I-System, banco traseiro corrediço com 3 apoios de cabeça, sensor de aproximação de obstáculo dianteiro e traseiro (exclusividade no segmento), lanternas traseiras escurecidas, ponteira dupla de escape, pedaleira esportiva e rodas de liga leve de 15 polegadas.

Além desses itens, a versão topo de linha ganha ainda mais itens cromados. Frisos das grades do para-choque dianteiro, molduras dos faróis de neblina e frisos laterais são cromados na linha 2015, o que confere ao modelo uma aparência diferenciada e mais refinada.

Por falar em requinte, o interior do Fox Highline merece atenção especial. O volante, por exemplo, é exclusivo do modelo topo de linha: tem acabamento diferenciado, com detalhes em preto brilhante e revestimento de couro. Com a nova linguagem mundial de estilo, o volante é semelhante ao do Novo Golf Highline, oferecendo comandos intuitivos dos sistemas de som e de telefonia, assim como do computador de bordo.

Também fazem parte do interior os sobretapetes dianteiros e traseiros de carpete com fixação no assoalho e a opção de interior com tonalidade mais clara. Entre os opcionais, destaque para a roda de liga leve de 16 polegadas com pneus 195/50, oferecida pela primeira vez na história do Fox.

Outro recurso inédito na linha Fox é a possibilidade de equipar a versão Highline com o rádio navegador RNS 315, o mesmo que equipa a linha Passat, CC e Tiguan. O RNS315, na verdade, é uma central multimídia, pois conta com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio. Também possui um slot para SD-cards, que podem reproduzir mapas de navegação ou arquivos de música em formato MP3, por exemplo.

Tecnologia e segurança de ponta
O Fox Highline traz ainda a opção do sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC, Electronic Stability Control), importante recurso de segurança. O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica esta para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a este comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor, freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

O ESC traz outros recursos eletrônicos de assistência para o veículo, como o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial. Em situação de baixa tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio da roda com menor tração, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor eficiência à saída do veículo. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

Novo Fox Comfortline. (Foto: Divulgação/VW)
Novo Fox Comfortline. (Foto: Divulgação/VW)

Há ainda o HHC (Hill Hold Control) ou controle de assistência de partida em rampa. Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas.

O Fox Highline quando equipado com o ESC traz uma inovação no sistema de freios, o HBA, ou BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem). O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

Há, ainda, o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração. O sistema auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.

Novos acessórios com preços competitivos
O Novo Fox também tem novidades entre os acessórios. São 24 novidades desenvolvidas especificamente para o modelo Volkswagen, que passa a contar com 78 opções de equipamentos “extras” à disposição nas concessionárias da marca.

“Capas de chave diferenciadas, adesivos inéditos, novos suportes para bicicleta, capas de volante… Há um grande leque de novidades de personalização à disposição do cliente. E mais: cada vez mais a Volkswagen tem trabalhado para tornar o preço de seus acessórios ainda mais competitivos”, afirma o gerente de Produto, Décio Martins.

Testados e homologados pela Volkswagen, os acessórios originais da marca têm um ano de garantia. O Novo Fox tem garantia de três anos para o veículo completo.

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