fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Cavaleiro Fernando Penteado é campeão brasileiro Young Riders

Fernando Penteado. (Foto: Luis Ruas/CBH)
Fernando Penteado. (Foto: Luis Ruas/CBH)
O paulista Fernando Chiarotto Penteado, de 17 anos, foi o vencedor do Campeonato Brasileiro de Young Riders, encerrado no fim de semana, na Sociedade Hípica Paranaense, em Curitiba (PR). Com Arriminum TW, o jovem somou 15,31 pontos perdidos, o que lhe garantiu o primeiro lugar da competição e a vaga no Sul-Americano de Young Riders, de 7 a 12 de outubro, em Santiago.

publicidade

Além de Fernando, os outros cinco melhores conjuntos no Brasileiro carimbaram o passaporte para representar o País na competição chilena: a vice-campeã Daniela Martins/Zarisma (15,45 pp), Rafael Rodrigues Moderno/Delgrange El Santo (15,45 pp), Kitaro Baldaia Bemfica/Challenger JMen (16,19 pp), Guilherme Saraiva de Moraes Filho/Carry (17,69 pp) e Luis Antonio Piva Filho/Cavalleria Toscana Zaterdag (21,35 pp). Todos inscritos pela FPH (Federação Paulista de Hipismo).

Fernando Penteado e Rafael Moderno já haviam obtido a classificação para o Campeonato Americano pela categoria Júnior e terão que optar por qual delas irão competir no Chile. O Sul-americano de Young Riders será disputado simultaneamente ao Americano das categorias Mirim, Pré-júnior e Júnior. O Brasil defenderá os títulos individuais e por equipes conquistados em 2013 na cidade argentina de Rosário.

Fernando Penteado, que há apenas uma semana ficou com o vice-campeonato brasileiro Junior (14 a 18 anos), foi para a terceira e decisiva prova na liderança, com 2,31 pontos e mesmo acrescentando 13 pontos perdidos na soma dos percursos finais, seu resultado foi suficiente para chegar ao topo do pódio, e confirmar a vaga na delegação brasileira.

A amazona Daniela Martins, atual campeã paulista Young Riders, foi para a final com 10,45 pontos. Com mais cinco perdidos na primeira passagem da prova final, acabou fechando com 15,45, empatada com Rafael Moderno/Delgrange El Santo. No desempate, montando Zarisma, Daniela conquistou o título sem faltas em 32s45 enquanto Rafael, com Delgrange El Santo, desistiu após cometer uma falta, ficando com a terceira colocação.

Participaram do Campeonato Brasileiro de Young Riders, 28 conjuntos, entre os quais, conforme a regra, os melhores 50% disputaram a prova final. O diretor de Salto da Confederação Brasileira de Hipismo, Caio Sérgio de Carvalho, também técnico da Equipe Jovem, pretende anunciar nos próximos dias a relação dos 40 conjuntos selecionados para defender o Brasil no Americano e Sul-Americano da Juventude. O projeto da CBH para a formação da equipe de alta performance das categorias de base, está sendo viabilizado pelo apoio do Siconv (Sistema de Convênios do Ministério do Esporte) além dos próprios recursos da CBH.

Campeonato Brasileiro de Young Riders 2014
1º – Fernando Chiarotto Penteado/Arriminum TW – FPH – 15,31 pontos perdidos
2º – Daniela Aquino de Arruda Martins/Zarisma – FPH – 15,45 pp – 0/32s45
3º – Rafael Rodrigues Moderno/Delgrange El Santo – FPH – 15,45 pp
4º- Kitaro Baldaia Bemfica/Challenger JMen – FPH – 16,19 pp
5º- Guilherme Saraiva de Moraes Filho/Carry – FPH – 17,69 pp
6º – Luis Antonio Piva Filho/Cavalleria Toscana Zaterdag – FPH – 21,35 pp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo