fbpx
publicidade
𝑝𝘶𝑏𝘭𝑖𝘤𝑖𝘥𝑎𝘥𝑒

Ciclismo de São José dos Campos teve 2013 recheado de títulos

Equipe nos Estados Unidos treinando para o Tour de Utah. (Foto: PortalR3)
Equipe nos Estados Unidos treinando para o Tour de Utah. (Foto: PortalR3)

A equipe de ciclismo de São José dos Campos teve um ano recheado de muitas competições e títulos conquistados. Na abertura da temporada 2013, a equipe comandada pelo técnico Benedito Tadeu Azevedo Júnior “Kid”, conquistou o título da Copa América de Ciclismo. Francisco Chamorro foi o campeão entre os homens e Luciene Ferreira da Silva, em uma disputa acirrada, bateu Clemilda Fernandes, e também subiu no lugar mais alto do pódio.

E era só o começo de um ano movimentadíssimo. A equipe, que até então defendia Pindamonhangaba, transferiu-se para São José dos Campos e viu sua coleção de títulos aumentar.

A estréia em São José dos Campos se deu no Tour de San Luis, na Argentina. E não podia ter sido melhor. Competindo ao lado de grandes equipes e atletas do pelotão profissional de várias partes do mundo, com destaque para Alberto Contador, a Funvic teve seu momento de glória na competição.

Na terceira etapa, quando muitos esperavam a vitória de Contador, Alex Correia Diniz, o Meio Quilo, mostrou toda a sua forma na etapa e cruzou sozinho a linha de chegada, no alto do Potrero, para o aplauso de muitos torcedores que lá estavam e alegria total de seus companheiros de equipe e também de muitos brasileiros que torciam por uma vitória na terra dos hermanos.

E Alex não parou por aí. Na quinta etapa, o brasileiro disputou metro a metro e, na vitória de Contador, ficou com o terceiro lugar. Coroando a brilhando participação na Argentina, Alex Diniz ficou com o terceiro lugar geral na competição, resultado considerado um dos mais importantes para a equipe e para o Brasil na temporada.

Alex Diniz e Contador no Tour de San Luis. (Foto: Ciclismo SJC)
Alex Diniz e Contador no Tour de San Luis. (Foto: Ciclismo SJC)

E as vitórias não pararam por aí. Luciene Ferreira da Silva, imbatível no sprint do Brasil atualmente, fez bonito mais uma vez na Baixada Santista e conquistou o hexacampeonato do Torneio de Verão de Ciclismo, competição que foi realizada em fevereiro.

Já no mês de março, o destaque foi para Valquiria Pardial, que fez bonito em São Paulo e levou o título da XI Copa da República de Ciclismo. Entre os homens, Francisco Chamorro, foi o segundo colocado.

Também no mês de março, a equipe disputou o 6º Giro do Interior de Ciclismo e viu Antônio Nascimento sagrar-se campeão da competição que foi realizado em Barra Bonita (SP). Para finalizar o mês de março, Carlos Manarelli, conquistou o bicampeonato consecutivo no Circuito Boa Vista de Ciclismo.

O mês de abril começou com a equipe participando de etapas do Valeparaibano de Ciclismo e também de ações sociais, para culminar em mais uma importante prova do calendário brasileiro: O Tour de Santa Catarina e a Volta da Guatemala.

Na 23ª edição do Tour de Santa Catarina, o grupo foi comando por Francisco Manzo e o resultado não poderia ter sido melhor.

Na quarta etapa da competição, Otávio Bulgarelli faz uma ataque fulminante nos últimos quilômetros de prova e cruzou a linha de chegada sozinho, assumindo a liderança geral da competição.

Mas a emoção maior ainda estava por vir. Na última etapa, com a serra do Rio do Rastro pela frente, alguns atletas brigavam pelo título. O que se viu então foi um trabalho formidável da equipe, que escoltaram Bulgarelli até quase o final da serra, momento em que partiu, deixou os demais para trás, venceu a etapa e conquistou o título da competição.

E se em Santa Catarina o trabalho estava feito, na Guatemala estava começando e seria colhido bons frutos. Flávio Santos, obteve um terceiro lugar no CRI e um segundo na quarta etapa.

Antônio Nascimento foi vice-campeão na sexta etapa, posição também conquistada por Gregolry Panizo na última etapa. Fechando o mês de abril, Carlos Manarelli, foi o grande campeão do Circuito Pedra Branca de Ciclismo, disputado em Santa Catarina.

Para começar o mês de maio em destaque, Renato Ruiz não deu mole para os adversários e levou o título da 1º de Maio pela primeira vez a equipe da Funvic/São José dos Campos.

Ainda no começo de maio, Manarelli fez bonito mais uma vez e faturou o título da Copa Hans Fischer de Ciclismo, competição organizada pela Federação Catarinense de Ciclismo.

E as vitórias continuaram. Na Copa Promossom de Ciclismo, realizada em Varginha, a equipe dominou as duas categorias da Elite. No masculino, Roberto Pinheiro venceu, com Tiago Fiorilli em segundo e Renato Ruiz em terceiro.

No feminino, Fernanda Souza reinou soberana na prova e subiu no lugar mais alto do pódio e Luciene Ferreira foi a segunda colocada. Finalizando o mês de maio, Tiago Fiorilli levou o título do Campeonato Paulista de Montanha. Renato Ruiz ficou com o segundo lugar.

No mês de junho, a equipe participou da 10ª edição da Volta Ciclística de Goiás, conquistando vitórias em etapas com Alex Arseno e Carlos Manarelli.

O último compromisso no mês de junho foi a disputa do Campeonato Brasileiro de Estrada e Contrarrelógio Individual. Destaque para Luciene Ferreira da Silva, que sagrou-se bicampeã consecutiva da prova de Estrada. Ainda na Estrada, Alex Diniz ficou com o segundo lugar entre os homens.

Luciene Ferreira é bicampeã brasileira de Estrada. (Foto: PortalR3)
Luciene Ferreira é bicampeã brasileira de Estrada. (Foto: PortalR3)

Luciene Ferreira e Magno Nazaret ainda conquistaram a medalha de prata na prova de contrarrelógio individual.

O mês de julho foi praticamente reservado aos Jogos Regionais do Interior e foi lá que o Team Funvic mostrou mais uma vez seu potencial. Com um total de 16 medalhas, a equipe foi campeã no feminino e também no masculino, conquistando pontos importantes para São José dos Campos na classificação geral.

E as vitórias continuaram. No GP São Paulo de Ciclismo, Roberto Silva e Fernanda Souza, fizeram bonito e venceram uma das mais tradicionais provas do calendário brasileiro.

No mês de agosto, a equipe seguiu para mais uma viagem internacional. Desta vez o Team Funvic voou para a terra do Tio Sam, para disputar o Tour de Utah de Ciclismo, competição que reuniu grandes equipes e atletas, entre eles, Chris Horner, que algumas semanas depois seria campeão da Volta da Espanha.

O pódio não veio, mas a experiência adquirida foi de suma importância para todos da equipe e certamente trará frutos no futuro.

Enquanto a equipe participava do Tour de Utah, Roberto Silva, que ficou no Brasil, conquistou mais um título para sua brilhante carreira. Betinho foi até o Rio de Janeiro e bateu seus concorrentes na Volta Ciclística São Salvador, subindo no lugar mais alto do pódio.

No mês de agosto, Luciene Ferreira venceu o Desafio do Tour do Rio de Ciclismo e sua companheira de equipe Valquiria Pardial, ficou com o segundo lugar.

No dia 1º de setembro, a equipe teve três grandes resultados. No Tour do Rio de Ciclismo, Gregolry Panizo venceu a última etapa da competição e colocou a equipe em destaque na mídia.

Já em São Paulo, Pedro Nicácio e Luciene Ferreira também fizeram bonito e venceram a 16ª edição da Volta Ciclística do ABCD.

Ainda em setembro, Valquiria Pardial e Alex Arseno, venceram a quarta e última etapa do Campeonato Paulista de Resistência, disputado em Tatuí.

Em mais um compromisso, atletas foram até Pilar do Sul e mais uma vez, a vitória foi conquistada. Otávio Bulgarelli venceu entre os homens e Fernanda Souza foi a campeã no feminino.

No mês de outubro, mais títulos. Antes de seguir para o 1º Desafio das Américas de Ciclismo, a equipe disputou o GP Gelog de Ciclismo, na Baixada Santista, onde Bulgarelli e Valquiria Pardial foram os campeões.

E o Desafio das Américas não poderia ter terminado melhor para a Funvic. Pedro Nicácio, após um grande contrarrelógio, assumiu a liderança geral e a manteve até o final, conquistando assim o título individual do Desafio. Entre as equipes, São José dos Campos também foi a grande campeã.

publicidade

Já quase no final do mês de outubro, a equipe foi defender São José dos Campos nos Jogos Abertos do Interior. E para quem esperava alguma surpresa, ela não houve e a equipe foi mais uma vez campeã no masculino e no feminino.

Depois desta competição, atletas se destacaram em provas pelo Brasil afora. No mês de novembro, Betinho venceu o 6º Desafio Ciclístico de Salvador (BA) e também o 18º GP Genival de Ciclismo, realizado em Maceió (AL).

Campeões do ranking brasileiro
Tantas vitórias na temporada, Roberto Pinheiro foi o grande campeão do ranking brasileiro de Estrada na categoria Elite. Ele somou 717 pontos. Luciene Ferreira, que também fez uma grande temporada, foi a grande campeã entre as mulheres, com 575 pontos.

O resultado mostrou a grande dedicação dos dois atletas durante toda a temporada, buscando pontos importantes para a somatória final.

Equipe renovada e novos desafios
A equipe de São José dos Campos terá sua equipe renovada para a temporada 2014. Destaque para os escaladores Juan Sebastian Tamayo e Oscar Sanchez, que defendiam a equipe GW/Shimando.

Também irá integrar a equipe em 2014, Kleber Ramos “Bozó”, campeão do Tour do Rio 2012 e André de Souza Almeida, aposta da equipe para as próximas temporadas.

A primeira disputa já confirmada para a nova formação será a disputa da Volta Ciclística de São Paulo / Tour do Brasil 2014. O feminino também já tem sua primeira competição agendada, que será o Tour de San Luis feminino, disputado no início de janeiro de 2014.

E, com certeza, serão as primeira de muitas para a temporada 2014, enfatizou o técnico da equipe, Benedito Tadeu, o Kid.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo