Pindamonhangaba prepara enfeites de rua para o Natal 2013

Sob a responsabilidade da Acip – Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba, a decoração do Natal 2013 enfeitará a região central, Moreira César e o Araretama. (Foto: divulgação/PMP)

Sob a responsabilidade da Acip – Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba, a decoração do Natal 2013 enfeitará a região central, Moreira César e o Araretama. (Foto: divulgação/PMP)

Pindamonhangaba está entrando no clima natalino. A cidade prepara os enfeites que devem abrilhantar o município durante a espera pelo Papai Noel. Sob a responsabilidade da Acip – Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba, a decoração do Natal 2013 enfeitará a região central, Moreira César e o Araretama.

publicidade

Realizado na cidade desde 2012, o projeto Natal Sustentável tem o objetivo de conscientizar os munícipes sobre a reciclagem, além de torná-los multiplicadores da ideia de reutilizar os materiais recicláveis. O projeto também visa uma mobilização da comunidade, que participa, indiretamente, com a doação do material utilizado. “Queremos inspirar a todos. Além de muito bonita, a decoração em pet é uma possibilidade de fonte de renda”, comentou a gerente da Acip, Helena Akiko Ikeue Barros.

Com uma equipe de 10 voluntários, foram confeccionados: 47 arabescos para poste; três árvores de natal; cinco jogos de caixa de presente; jogos contendo de duas a três peças; 92 laços iluminados; 60 metros de tiras de flor; 150 metros de festão de flores; 20 luminárias, oito cajadinhos e 10 jogos de cajadão.

Todos os materiais são confeccionados em um local cedido pela Prefeitura de Pindamonhangaba, que apoia o projeto. Para Carmem Deia de Souza, uma das monitoras da oficina, o trabalho com as pets é gratificante. “Ver isso tudo se transformando em decoração é interessante”, afirma. Essa sensação é dividida com Sebastião Rodrigues Vilela “Alemão”, responsável pela parte elétrica dos enfeites. “É muito bom saber que estamos contribuindo pra deixar a cidade mais bonita no Natal”, conclui.

Até o momento, foram utilizadas 15 mil garrafas pet para a confecção dos enfeites. Quem desejar doar garrafas deverá entregá-las na oficina localizada na avenida Albuquerque Lins, 138.

Os enfeites devem ser instalados na cidade no final do mês de novembro.