São Sebastião define programação da festa do padroeiro 2013

Divulgação

Além das orações, a comunidade poderá degustar saborosos quitutes na praça de alimentação da igreja

A programação religiosa em homenagem à São Sebastião, padroeiro da cidade, já está definida e será aberta no dia 4 de janeiro, com a procissão do mastro, a carreata e o novenário ao santo padroeiro e os Frutos do Espírito Santo. A festividade prosseguirá até o dia 20 de janeiro, dia oficial do santo.

Além das orações, a comunidade poderá degustar saborosos quitutes na praça de alimentação da igreja, conhecida como a barraca do padre, localizada na praça de eventos da Rua da Praia, região central de São Sebastião, a partir das 19h30.

Na novena da festa religiosa, diversas pastorais irão organizar o ritual da missa com comentários, símbolos diferenciados, encenações ou danças, relacionadas à sub-temas.

No dia 11, os representantes dos bairros Varadouro, Barequeçaba, Guaecá e Toque-toque Grande apresentarão o tema “São Sebastião e o amor”.

Já, no dia 12, o assunto é “São Sebastião e a alegria”, representado pelas equipes dos grupos Mãe Peregrina e Apostolado da Oração.  No terceiro dia de novena, no dia 13, as pastorais RCC e Carcerária dão vida ao tema “São Sebastião e a paz”. No dia 14, “São Sebastião e a paciência familiar” fica por conta do ECC e do Batismo.

No dia 15, “São Sebastião e a Bondade” será representado pelas pastorais do dízimo e da saúde. A Pastoral Juvenil e a Cáritas apresentarão o tema “São Sebastião e a benevolência”, seguidas pelo grupo do Neo Catecumenato, com “São Sebastião e a fé”, no dia 16.

Os últimos dias, 18 e 19, será a vez de “São Sebastião e a mansidão”, apresentado pela Pastoral da Catequese, e o “São Sebastião e o domínio de si”, com as pastorais Vocacional e Esperança Viva.

Toda programação está prevista para começar às 19h, e acontecerá na Igreja Matriz de São Sebastião, exceto o último dia da grande festa, que será no dia 20, na Praça do Coreto, de onde sairá a procissão e haverá a missa campal, às 17h.

As pastorais dízimo, “CF” e da Pessoa Idosa serão os mensageiros da fé no dia 15 de janeiro, às 19h. No dia 16, no mesmo horário, a Pastoral da Juventude será responsável pela celebração como os mensageiros da salvação. No sétimo dia da novena (17), será a vez das comunidades do Varadouro, Barequeçaba, Guaecá e Toque-Toque Grande organizarem a missa como mensageiros do banquete eucarístico, às 19h30.

No dia 18, os mensageiros da santidade, que fazem parte das pastorais Catequese, Infância Missionária e da Criança, realizam a missa às 19h. O encerramento da novena ocorrerá dia 19 e será organizado pelos mensageiros da paz, que representam as pastorais Vocacional e Afro-Brasileira.

No dia 20, dia do padroeiro, haverá a alvorada às 6h, além da missa solene na Praça da Matriz às 17h e a procissão com o padroeiro às 18h30.

Prêmios
Uma atração à parte, o sorteio de prêmios é sempre muito disputado e atrai milhares de pessoas.

Esta edição sorteará uma TV LCD 42” (05/01), dois notebooks (11 e 18/01), uma moto 0km (12/01), duas prendas equivalentes a um mil e dois mil reais (13 e 20/01), e o mais esperado de todas os anos, o carro 0km (19/01).